Serviço Digital Assistido auxilia usuários a acessar o Balcão Virtual nos fóruns do DF

Serviço Digital Assistido auxilia usuários a acessar o Balcão Virtual nos fóruns do DF

Serviço Digital Assistido auxilia usuários a acessar o Balcão Virtual nos fóruns do DF

por SB — publicado 2022-06-06T09:00:00-03:00

Fundo azul, linhas e pontos em movimento abstrato, texto: TJDFT Digital: a Justiça 4.0O Serviço Digital Assistido continua funcionando no TJDFT, mesmo após a retomada das atividades presenciais. Em cada fórum é oferecido um espaço físico onde são disponibilizados computadores, câmeras e microfones que permitem a comunicação com as varas, por meio do Balcão Virtual. O objetivo é garantir o acesso à Justiça para as pessoas que são partes de processos e não dispõem de equipamentos de informática, além de orientações sobre como usar a plataforma. 

No Balcão Virtual,  as partes entram em contato com as varas, por meio de teleconferência, sem precisar se deslocar até os fóruns. Para auxiliar as pessoas que não contam com recursos técnicos ou que ainda não dominam o uso das ferramentas digitais, o TJDFT oferece o Serviço Digital Assistido, disponibilizando os equipamentos necessários e a assistência de servidores treinados para instruir os usuários e sanar suas dúvidas.  

Em muitos casos, mesmo a parte precisando comparecer presencialmente ao fórum, o Serviço Digital Assistido constitui um facilitador. Por exemplo, quando uma pessoa sem acesso a computador mora em Planaltina e tem um processo tramitando no Fórum de Brasília, ela não precisa ir até o Plano Piloto para buscar as informações que deseja. Basta se dirigir ao Fórum de Planaltina e acessar o Balcão Virtual no Serviço Digital Assistido.    

Recomendado pelo CNJ, o Balcão Virtual trouxe novo modelo de atendimento ao jurisdicionado, com mais conforto e acesso facilitado às informações de seu processo judicial. Desde que foi instalado no TJDFT, em março de 2021, o Balcão Virtual já realizou mais de 188 mil atendimentos e tem apresentado resultados  positivos na avaliação dos usuários.  

As salas do Serviço Digital Assistido são oferecidas exclusivamente aos jurisdicionados. Os advogados devem utilizar as salas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) dos fóruns. Mais uma vez, o TJDFT reitera seu compromisso em prestar uma Justiça ágil, moderna e inclusiva para a população do Distrito Federal.

Fonte: TJDFT