TJDFT lança versão atualizada do Manual de Distribuição de Carta Precatória

TJDFT lança versão atualizada do Manual de Distribuição de Carta Precatória

TJDFT lança versão atualizada do Manual de Distribuição de Carta Precatória

por ACS — publicado 2024-04-23T18:11:00-03:00

Peça gráfica com uma mão assinando um papel branco. Há o teclado de um notebook. Ao centro, há os dizeres O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou versão atualizada do Manual de Distribuição de Carta Precatória por Juízo Deprecante. A nova versão oferece conteúdo mais claro e direto e proporciona uma navegação mais intuitiva e acessível.

Direcionado a servidores de tribunais estaduais e advogados, o manual é um guia detalhado sobre o processo de distribuição de cartas precatórias, por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TJDFT.  O Manual apresenta um design renovado e a estrutura organizada. O objetivo é melhorar a experiência do usuário, facilitando o acesso e a compreensão das informações.

A revisão do documentou começou após a reunião entre a Ouvidoria-Geral do TJDFT, a Auditoria Militar e a Vara de Precatórias do Distrito Federal (VAMRECDF). Na ocasião, as unidades identificaram as lacunas existente e formaram um grupo de trabalho. O resultado é um documento reformulado com instruções claras e ilustrações explicativas.

O grupo de trabalho foi composto por membros da Ouvidoria-Geral, dos Núcleos de Gestão da Informação da Ouvidoria (NUGINF) e de Comunicação com Usuário (NUCOM), da Coordenadoria de Sistemas e Estatísticas da Primeira Instância (COSIST), da Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado (SEAJ) e da Vara de Precatórias do Distrito Federal (VAMRECDF). O manual foi projetado pelo Núcleo de Editoração e Design Digital (NUEDG).

A carta precatória é o ato pelo qual um Juiz se dirige ao titular de outra jurisdição que não a sua, de categoria igual ou superior à de que se reveste, para solicitar que seja feita determinada diligência. O Juiz que expede a precatória é chamado de deprecante e o que recebe se chama deprecado. 

Saiba mais sobre a distribuição de Carta Precatória no TJDFT.

Fonte: TJDFT