Juíza do TJDFT participa de sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Juíza do TJDFT participa de sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Juíza do TJDFT participa de sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

por RS — publicado 2024-06-14T18:25:00-03:00

Audiodescrição: Foto da sessão solene, no Plenário Ulisses Guimarães, da Câmara dos Deputados em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Na imagem, a Juíza do TJDFT, Monize Marques, vestida preto, faz discurso aos presentes diante de um púlpito com microfone. Ao fundo, bandeira do Brasil enfeita o ambiente.A Juíza Auxiliar da Corregedoria da Justiça do Distrito Federal, titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia e Coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI), Monize Marques, participou, nessa quinta-feira, 13/6, de sessão solene, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. A  magistrada discursou em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, que é celebrado no dia 15/6.

Em sua fala, a Juíza do TJDFT prestou homenagem às idosas Edite e Zely, vítimas da violência contra a pessoa idosa no Distrito Federal e que foram atendidas pela CJI. Falou das dificuldades enfrentadas pelos idosos no Rio Grande do Sul, diante da catástrofe vivida pelo estado e do preocupante aumento das violações dos direitos das pessoas idosas. “Chegou a hora […] de encarar este tema com o verbo, mas também com verbas e com estratégias. Não é mais uma preocupação para o futuro, é uma urgência que diz sobre a dignidade da vida hoje”, declarou a Coordenadora da CJI.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15/6, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

Participaram da sessão solene os deputados Arimateia, Ossesio, Martins Machado, a deputada Rogéria e pessoas idosas de todo o Distrito Federal.

Central Judicial da Pessoa Idosa

A Central Judicial da Pessoa Idosa é um serviço destinado à pessoa idosa do Distrito Federal que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento da Justiça.

É pessoa idosa e precisa de ajuda?

Acesse a cartilha com direitos, dicas e informações da pessoa idosa.

Fonte: TJDFT