Projeto pedagógico para ressocializar jovens está entre os 10 melhores do mundo

Projeto pedagógico para ressocializar jovens está entre os 10 melhores do mundo

Projeto pedagógico para ressocializar jovens está entre os 10 melhores do mundo

por LF — publicado 2024-06-14T18:06:00-03:00

Vários adolescentes infratores com camisetas brancas sentados de costas. Eles estão em uma arena e no palco uma pessoa se apresenta. Há professores, instrutores e outros jovens neste espaço.

Um projeto pedagógico que busca reintegrar adolescentes em conflito com a lei da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) está entre os 10 melhores no prêmio de Educação do Mundo: o World Best School Prizes.  Acompanhada pela Vara da Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal (VEMSE/DF), a iniciativa é conduzida por um historiador da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SES/DF), e utiliza o estilo musical hip-hop para alcançar e transformar a vida de jovens.

Francisco Celso, professor de história da SES-DF, idealizou o Projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), ao perceber que os jovens assimilavam os conteúdos ensinados com mais facilidade por meio do hip-hop em comparação aos métodos tradicionais dos livros didáticos. A partir dessa observação, nasceu o RAP, que visa promover o aprendizado, a ressocialização, autonomia e protagonismo dos adolescentes.

Nessa quinta-feira (13/6),na UISM, internos da unidade e outros jovens se confraternizaram na 39º edição do Sarau Dá a Voz, um evento que integra o Projeto RAP e se destina a mostrar os resultados da ação. O sarau promove interação entre os participantes e reforça o aprendizado por meio da cultura.

A VEMSE fiscaliza o teor dos projetos, acompanha os resultados e apoia iniciativas como essas, que colaboram com o processo de socioeducação dos jovens, ao utilizar a expressão cultural como ferramenta pedagógica para a transformação social.

Reconhecimento

Desde a sua criação, o Projeto RAP conquistou 22 prêmios nas áreas de educação e cultura no Brasil. Atualmente, está o World Best School Prizes na categoria Superando as Adversidades, concorrendo com outras nove escolas estrangeiras de elite.

Segundo a T4 Education, organizadora do prêmio, a escolha do vencedor é feita por votação popular, aberta até 28 de junho. Quem quiser participar da votação, basta clicar no link e apoiar essa e outras iniciativas brasileiras que concorrem em outras categorias. 

Fonte: TJDFT