XIX Semana Nacional pela Paz em Casa começa com lançamento de novo podcast do TJDFT

XIX Semana Nacional pela Paz em Casa começa com lançamento de novo podcast do TJDFT

XIX Semana Nacional pela Paz em Casa começa com lançamento de novo podcast do TJDFT

por CS — publicado 2021-11-22T09:00:00-03:00

Audiodescrição: Arte de divulgação do podcast Maria da Penha e Você, com o tema Por que precisamos falar sobre assédio sexual? A arte possui a parte superior na cor amarela, com a marca do Núcleo Judiciário da Mulher (uma margarida) e na parte inferior, branca. No meio há linhas, em formato de ondas, significando as ondas sonoras. Há, também, um desenho de um microfone. No canto inferior direito tem as fotos: da juíza Gislaine Campos Reis, Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher NJM/TJDFT e do Marcos Francisco de Souza, Assistente Social do Núcleo Judiciário da Mulher NJM/TJDFT. No canto esquerdo, há uma faixa em verde claro, com a imagem de uma mulher com mão levantada estendida à frente do rosto. Acima, o texto: décima nona semana da Justiça pela Paz em Casa. 22 a 26 de novembro de 2021. Na parte debaixo da faixa, a hashtag não se cale.

A 19ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que acontece entre os dias 22 e 26 de novembro, irá contar com uma série de ações on-line no TJDFT, ainda em respeito às medidas sanitárias impostas pelo vírus da Covid-19. Para marcar a abertura dos trabalhos, nesta segunda-feira, 22/11, haverá o lançamento do programa Maria da Penha & Você, novo podcast do TJDFT, produzido pelo Núcleo Judicial da Mulher (NJM) em parceria com a Assessoria de Comunicação Social. 

O podcast Maria da Penha & Você é um programa que busca levar conhecimento sobre a Lei 11.340/2006 – mais conhecida como Lei Maria da Penha – e demais legislações, que visam combater a violência contra a mulher, de maneira clara e direta, com linguagem simples e exemplos que facilitam a compreensão do tema por toda a população. Nele vamos falar sobre violência contra a mulher, formas de violência, aspectos psicológicos e sociais do fenômeno, prevenção e enfrentamento, sempre com o foco de evitar novas violências.

O episódio de estreia aborda o temaPor que precisamos falar sobre violência sexual?” e tem como convidados a Juíza Gislaine Campos Reis, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Santa Maria e coordenadora do NJM, e o Assistente Social Marcos Francisco de Souza. Como identificar o assédio sexual, quais os limites entre o assédio e o elogio, porquê esse tipo de comportamento ainda é muitas vezes aceito em nossa sociedade, o que fazer para combatê-lo e como acolher as vítimas são algumas das questões que serão tratadas nesse primeiro episódio.   

O programa Maria da Penha & Você, bem como os demais podcasts produzidos pelo TJDFT, estão hospedados no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como SpotifyApple e Google PodcastsO canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça e compartilhe! 

Programação

Audiodescrição: Arte de divulgação da décima nona semana da Justiça pela Paz em Casa. 22 a 26 de novembro de 2021. Imagem de uma mulher com mão levantada estendida à frente do rosto. Na palma da mão, a hashtag não se cale. Fundo em verde claro. Assinatura: Núcleo Judiciário da Mulher - NJM/TJDFT.

Em continuidade aos eventos da XIX Semana Nacional pela Paz em Casa, o TJDFT irá realizar, no dia 25/11, o webinar Da Criminologia Feminista ao Processo Penal Feminista: novas epistemologias para uma vida livre de violência, cujas inscrições seguem abertas até o dia 23/11. Acesse o link ao final da matéria e inscreva-se.

O evento acontece a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube, e tem como palestrante a advogada criminalista especialista em direitos das mulheres e professora do Uniceub Soraia da Rosa Mendes. A mediação será feita pela Juíza Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Taguatinga e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM/TJDFT. 

Entre os dias 23 a 25/11 acontece também a formação continuada sobre atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar ao Provid (Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar). As capacitações vão tratar de temas como violência em razão do gênero; a legislação aplicada aos casos – Lei 11.340/2006; Avaliação de Risco para o atendimento das mulheres; e atendimento não revitimizador. A Juíza Fabriziane Stellet, titular do Juizado de Violência Doméstica do Riacho Fundo e também coordenadora do NJM, é uma das formadoras que irá participar dessa ação.

Na sexta-feira, 26, será lançado o livro virtual Maria da Penha vai à Escola – abordagem técnica das situações de violência sexual. A publicação será disponibilizada para leitura e download na página do NJM/TJDFT. Também de forma virtual, até a próxima sexta-feira, serão realizadas palestras no bojo do programa Maria da Penha Vai à Escola, para as instituições da rede pública de ensino do DF que fizeram suas inscrições.

Ao longo de todo o mês de novembro, desde o dia 3 até 29/11 será oferecido curso sobre O papel de oficiais de Justiça no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. As aulas são ministradas pelas juízas coordenadoras do NJM e pelo servidor Marcos Francisco de Souza, aos servidores do TJDFT.

Semana da Paz em Casa

O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O programa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a violenta realidade vivenciada pelas mulheres em nosso país.

O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você, a qualquer tempo. Ao menor sinal de violência, denuncie! Ligue 180, 190 ou 197 – opção 3.

Acessibilidade (Links úteis):

Inscrições para o Webinar da Criminologia Feminista ao Processo Penal Feminista (público externo)

Inscrições para o Webinar da Criminologia Feminista ao Processo Penal Feminista (público interno)

Fonte: TJDFT