Tribunais do Tocantins e da Bahia conhecem Laboratório de Inovação Aurora
O TJDFT recebeu, na tarde desta terça-feira 16/08, a visita da Corregedora-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Desembargadora Etelvina Maria Sampaio, e do Corregedor de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha. Os magistrados conheceram o Laboratório de Inovação Aurora e as práticas que estão sendo desenvolvidas pelo Tribunal brasiliense para facilitar o acesso à Justiça.
Os magistrados buscaram subsídios para implantação do uso da linguagem simples nas duas Cortes de Justiça. O Guia de linguagem simples e o Cartório 4.0 foram alguns dos projetos pioneiros do Laboratório Aurora.
“O Laboratório Aurora rapidamente se tornou uma referência no Brasil inteiro em questões de inovação. Com muita alegria, nós compartilhamos nossas experiências e nos colocamos à disposição para o intercâmbio de boas ideias. Os desafios são comuns. Esses encontros são importantes para vermos que não estamos sozinhos”, destacou o Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT Caio Bucoli que apresentou o Aurora ao lado do Juiz Auxiliar da Corregedoria de Justiça do DF, Eduardo Rosas, e das integrantes do Aurora, Mariana Bicalho e Adelyse Morais.
O Corregedor de Justiça da Bahia lembrou que os Tribunais possuem demandas semelhantes e que a troca de experiências “é uma forma de nós nos alinharmos em uma linguagem comum, numa maneira rica de pensar, empreender ações que possam melhorar a prestação jurisdicional”. A Desembargadora Etelvina Maria Sampaio lembrou que o Aurora é um laboratório que vem dando certo e que possui projetos importantes que podem ser levados para outros tribunais. A Corregedora afirmou que uma das metas é adotar, no Tribunal de Justiça de Tocantins, o uso de uma linguagem mais acessível aos usuários. “É essencial a linguagem simples, principalmente nos mandados, que é o primeiro contato que o Judiciário tem com o cidadão”, disse.
Visita de cortesia
Depois da visita ao Aurora, os magistrados da Bahia e do Tocantins foram recebidos pelo presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, e pelo Corregedor de Justiça do DF, Desembargador J.J Costa Carvalho. O Presidente do Tribunal reforçou a importância da inovação e de projetos como o Saref, que permite a apresentação dos apenados na VEPERA, por meio de algoritmos de reconhecimento facial.
Também participaram da visita o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Tocantins, Roniclay Alves Morais, e a Chefe de Gabinete da Corregedoria de Justiça de Tocantins, Jeane Silva Justino Filho. A Juíza assessora da Corregedoria da Bahia, Márcia Gottschald, e o chefe de gabinete da Corregedoria do TJBA, Yuri Bezerra, também conheceram o Laboratório Aurora.
Fonte: TJDFT