Tribunais do Norte e Nordeste conhecem iniciativas de sucesso do TJDFT
O TJDFT recebeu nesta terça-feira, 29/3, a visita de representantes dos Tribunais de Justiça do Estado do Piauí e de Rondônia, que vieram conhecer as iniciativas da Justiça do DF quanto aos avanços implementados na esfera virtual. Destaque para as atividades do Laboratório de Inovação Aurora e o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania das Execuções Fiscais – CEJUSC FIS.
Por meio de teleconferência, o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, deu as boas-vindas à comitiva do TJPI, capitaneada pelo seu Presidente, Desembargador Olímpio José Passos Galvão. Os visitantes foram recepcionados pelo Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT, Jayder Ramos, também coordenador do Laboratório Aurora, e a servidora Luciana Alipaz, que falaram sobre a estrutura da unidade, seu funcionamento, as ações realizadas, e ainda sobre o projeto Cartório 4.0.
Enquanto isso, o Juiz Auxiliar da 2ª. Vice-Presidência do TJDFT, Luis Carlos de Miranda, e a Coordenadora do NUPEMEC – Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, Luciana Dibe, receberam o Corregedor do TJRO, Desembargador José Antonio Robles, e o Presidente do NUPEMEC daquele Tribunal, Desembargador Daniel Ribeiro Lagos. Os anfitriões apresentaram aos visitantes toda a estrutura e funcionamento daquela unidade, em especial, as adaptações promovidas para a continuidade dos trabalhos (realização de audiências de conciliação) no formato virtual, implementada durante a pandemia.
Na sequência, ambas as comitivas conheceram o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania das Execuções Fiscais, por meio de apresentação realizada pelo seu Coordenador, Juiz Gabriel Coura. O magistrado falou sobre a criação da unidade, sua estrutura, fluxo de trabalho e resultados alcançados, pontuando as metas e desafios que orientam as atividades. Ao final, foi realizada uma audiência simulada, para demonstrar a experiência do usuário e a metodologia de trabalho.
Em continuação à visita, nesta quarta-feira, 30/3, a Assessor de Ciência de Dados, Jairo Simão, explanou aos representantes do TJPI sobre os projetos de Inteligência Artificial Toth, Saref e Hórus, e outras iniciativas na área desenvolvidas pelo TJDFT. Amanhã, o Tribunal nordestino encerra a visita, conhecendo outras ações e projetos também exitosos, implementados pela Corregedoria de Justiça local.
Fonte: TJDFT