TJGO conhece sistema de apresentação remota de apenados do TJDFT
No último dia 16 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT recebeu a visita de um grupo de servidores do Tribunal de Justiça de Goiás – TJGO, interessados em conhecer o funcionamento do Sistema SAREF, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial na apresentação de pessoas sentenciadas que cumprem pena em regime aberto.
A visita ocorreu nas dependências da Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto (VEPERA) e os servidores do TJGO foram recepcionados pelo Juiz Fernando Messere, titular da Vara. Também participaram do encontro o Assessor de Ciência de Dados do TJDFT, Jairo Melo e Thiago Neves, e o Diretor de Secretaria Substituto da VEPERA, Rodrigo Gusmão.
O objetivo principal da visita foi realizar um intercâmbio de informações sobre o Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (SAREF), com vistas à possibilidade de ser firmado Termo de Cooperação Técnica para viabilizar a implantação deste sistema naquele TJGO. Na ocasião, os servidores do Tribunal de Goiás puderam conhecer detalhes técnicos da solução, tanto do módulo de administração, quanto do totem, e ainda da versão mobile. Além disso, tiveram a chance de observar o sistema em uso num dia de trabalho regular da Vara.
SAREF
O Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial foi desenvolvido pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT (ACID), e está em operação na VEPERA desde junho de 2021. Até o momento, mais de 12 mil apenados já foram cadastrados no sistema, e mais de 13 mil apresentações foram homologadas, com sucesso.
A versão mobile também trouxe grande contribuição aos envolvidos ao viabilizar a apresentação dos sentenciados a distância, de forma segura e sem custos de deslocamento, evitando ainda aglomerações em tempos de pandemia.
Fonte: TJDFT