TJGO conhece sistema de apresentação remota de apenados do TJDFT

TJGO conhece sistema de apresentação remota de apenados do TJDFT

TJGO conhece sistema de apresentação remota de apenados do TJDFT

por ACS — publicado 2022-02-18T15:45:00-03:00

Audiodescrição: Foto de uma sala de trabalho na qual há uma mesa com um computador. À sua frente, um homem sentado e três outros de pé. Todos olham para a tela do computados.No último dia 16 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT recebeu a visita de um grupo de servidores do Tribunal de Justiça de Goiás – TJGO, interessados em conhecer o funcionamento do Sistema SAREF, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial na apresentação de pessoas sentenciadas que cumprem pena em regime aberto.

A visita ocorreu nas dependências da Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto (VEPERA) e os servidores do TJGO foram recepcionados pelo Juiz Fernando Messere, titular da Vara. Também participaram do encontro o Assessor de Ciência de Dados do TJDFT, Jairo Melo e Thiago Neves, e o Diretor de Secretaria Substituto da VEPERA, Rodrigo Gusmão.

O objetivo principal da visita foi realizar um intercâmbio de informações sobre o Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (SAREF), com vistas à possibilidade de ser firmado Termo de Cooperação Técnica para  viabilizar a implantação deste sistema naquele TJGO. Na ocasião, os servidores do Tribunal de Goiás puderam conhecer detalhes técnicos da solução, tanto do módulo de administração, quanto do totem, e ainda da versão mobile. Além disso, tiveram a chance de observar o sistema em uso num dia de trabalho regular da Vara.

Audiodescrição: Foto de estação de trabalho com equipamentos do sistema SAREF. A imagem mostra um servidor e uma servidora, de costas, ambos trabalhando em seus computadores. À frente de cada um deles, dois homens sendo atendidos.SAREF

O Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial foi desenvolvido pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT (ACID), e está em operação na VEPERA desde junho de 2021. Até o momento, mais de 12 mil apenados já foram cadastrados no sistema, e mais de 13 mil apresentações foram homologadas, com sucesso.

A versão mobile também trouxe grande contribuição aos envolvidos ao viabilizar a apresentação dos sentenciados a distância, de forma segura e sem custos de deslocamento, evitando ainda aglomerações em tempos de pandemia.

Fonte: TJDFT