TJDFT troca experiências com executivos da Microsoft sobre ferramentas de inteligência artificial
Na tarde dessa quarta-feira, 22/1, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) se reuniu com executivos nacionais e internacionais da Microsoft para troca de experiências sobre as ferramentas de inteligência artificial (IA) desenvolvidas pelo Tribunal.
Estiveram presentes no encontro Silvana Lara, Didier Ongena, Greg Wilson e Carlos Teixeira, da Microsoft USA, e Camilla Rocha e Rodan Damasco, da Microsoft Brasil.
A reunião foi coordenada por Henrique Carvalho, Secretário Substituto da Seti, e, entre os assuntos abordados, os servidores informaram que o primeiro grande sistema de IA implementado no TJDFT foi o SAREF, que faz a identificação bimestral dos apenados em regime aberto do sistema prisional do DF. Antes disso, cerca de 20 mil detentos deviam se apresentar presencialmente à Vara de Execuções Penais (VEP/DF), a cada dois meses.
Outros três sistemas de IA funcionam em conjunto com o PJe (Processo Judicial Eletrônico) para otimizar a distribuição de processos. “Temos em torno de dois mil processos entrando diariamente no TJDFT. Seria humanamente impossível fazer isso de forma manual”, afirmou o Secretário Substituto.
A representante da Microsoft no Brasil, Camila Rocha, registrou que a empresa está à disposição no que diz respeito a acelerar as soluções de IA já em andamento, bem como compartilhar conhecimentos para a criação de novas ferramentas. Outro representante da Microsoft internacional declarou que o Presidente do Tribunal é um entusiasta das novas tecnologias, sobretudo da IA. “Por isso, esta Corte é a cara da Microsoft”.
“A princípio, gostaríamos de levar nossos servidores(as) aonde há casos sendo implementados para que eles(as) possam aprender in loco. Poucos órgãos públicos têm um time com tão alta qualidade e tão bem capacitado quando o nosso. Essa é nossa preocupação, investir no nosso pessoal interno”, reforçou Raymundo Avelino, da Subsecretaria de Gestão Integrada de Tecnologia da Informação (Sugit).
Ferramenta Copilot 365
Na sessão de abertura do ano judiciário, no dia 7 de janeiro de 2025, foi apresentada a ferramenta Copilot 365 da Microsoft 365, recém implantada no Tribunal e fruto do inédito Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal e a empresa. A ferramenta vai ser usada no suporte às atividades do TJDFT, como despachos, minutas de sentenças, resumo de documentos, entre outros.
Na ocasião, o Presidente do Tribunal, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, declarou que a solução de tecnologia representa um avanço nas atividades, uma vez que otimiza a gestão das informações e amplia a eficiência dos serviços judiciais. “A adoção de tecnologias inovadoras como esta reflete nosso compromisso de oferecer uma Justiça mais ágil, acessível e conectada às necessidades”. A Copilot 365 integra o Plano de Transformação Digital (PTD) que vem sendo realizado no Tribunal.
tecnologia Inteligência Artificial SETI Microsoft Office 365
Fonte: TJDFT