TJDFT prepara a entrega da Ordem do Mérito Judiciário
No dia 8/4, o TJDFT realiza solenidade para entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios – OMJDFT a diversos agraciados. A distinção busca reconhecer pessoas que tenham se destacado pelos serviços prestados à Justiça do Distrito Federal ou à cultura jurídica em geral. Neste ano, a solenidade será realizada na modalidade virtual, ainda como
Homenageados
O TJDFT divulgou, nesta semana, a relação dos agraciados com a OMJDFT, que conta com o Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha; com o Vice-Governador do Distrito FederalMarcus Vinícius Britto de Albuquerque Dias; com o Ministro Guilherme Caputo Bastos, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho; com o Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa, entre outras personalidades do mundo jurídico e servidores do TJDFT.
De acordo com a Resolução 9 de 14/3/2016, que regulamenta a honraria, os homenageados são indicados pelo Presidente do TJDFT, desembargadores, Diretores dos Fóruns e Secretário-Geral, e os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.
Comenda
Os homenageados receberão comendas em diferentes graus: Grão Colar, representado por medalha pendente no pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente do pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; e Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo. Também podem ser homenageados com a insígnia da Ordem os estabelecimentos de ensino ou instituições jurídicas, representadas por suas bandeiras ou estandartes.
As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Por fim, há dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”.
Fonte: TJDFT