TJDFT premia vencedores do concurso de desenho Justiça e Cidadania
Na tarde desta segunda-feira, 12/12, o TJDFT realizou a premiação dos seis desenhos vencedores do concurso Justiça e Cidadania, que desafiou crianças e adolescentes a responderam à pergunta “Como será a justiça em 2050?”. O evento aconteceu no Memorial TJDFT – Espaço Lila Pimenta Duarte, onde os desenhos estão expostos, em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro.
Ao todo, foram 51 trabalhos inscritos, sendo 28, na categoria de 6 a 11, e 23, na categoria de 12 a 14 anos. O concurso foi promovido pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por intermédio do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI). As propostas foram analisadas por comissão julgadora de acordo com os critérios de fidelidade ao tema, criatividade e domínio da técnica de desenho. Os vencedores foram premiados com kits de desenho profissionais e/ou semiprofissionais.
Durante a entrega da premiação, a Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marília Garcia Guedes, ressaltou que os trabalhos atenderam à proposta do concurso e contribuíram para pensar o futuro da Justiça. “São dúvidas que a gente tem que pensar e construir e nada melhor do que a criatividade infantil para dentro de um mundo de ideias novas, criativas, ideias que não estão limitadas pelo nosso estudo acadêmico, nossa mente já muito limitada pela prática e pelo dia a dia. Foram desenhos muitos conceituais, muito bem feitos”. A magistrada parabenizou, ainda, os professores dos inscritos. “Parabéns às professoras e professores da Secretaria de Educação que incentivaram a produção de seus alunos”.
O Presidente da Comissão, Otacílio Marques Guedes disse que os trabalhos surpreenderam. “Foram inscritos desenhos na categoria de 6 a 11 anos que poderiam ser avaliados na categoria acima por conta da técnica, do trabalho refinado e também da mensagem”, afirmou. Compuseram a comissão julgadora Otacílio Guedes Marques, representante indicado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT; o Juiz Rafael de Castro, representante da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis); Janaína Andrade, da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus). A comissão contou, ainda, com os artistas Lia Paes, Daibes Ottoni, Luiz Felipe Vitelli e Márcia Coelho (Markoh).
Vencedores
1 – Categoria 6 a 11 anos
Desenho 3 – Rafaela Santos Costa – 194 pontos
Desenho 18 – Francisco Lustosa Sueman – 183 pontos
Desenho 5 – Isabely da Silva Vasques – 183 pontos
2 – Categoria 12 a 14 anos
Desenho 30 – Ana Luísa Araújo Assenço – 182 pontos
Desenho 51 – Ananda Vuilhermoz Niemeyer – 179 pontos
Desenho 44 – Mirela Longuinho Silva – 177 pontos
Fonte: TJDFT