TJDFT participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

TJDFT participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

TJDFT participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

por ACS — publicado 2024-05-07T18:53:00-03:00

Fotografia de três homens em pé. Eles usam ternos e calças na cor cinza. Ao fundo, uma parede na cor marrom e um banner na cor pretaO 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, participou, nesta terça-feira (7/5), da abertura do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo.

O encontro tem como tema “Memória: preservação, gestão e inovação” e segue até sexta-feira (10/5), data em que é celebrada o Dia da Memória do Poder Judiciário. A palestra inaugural foi ministrada por Mary Del Priore e abordou a História das Mulheres e o Poder Judiciário.

Durante os quatro dias de evento, serão  compartilhadas experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental. O Desembargador Roberval Belinati, o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Luis Martius Júnior, e o Secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento do Tribunal, Otacílio Marques, irão compartilhar as experiências no aperfeiçoamento da Gestão Documental e de Memória do TJDFT. O Tribunal é destaque nacional com o RDC-Arq e o PJe-Arq.

Fotografia de  pessoas sentadas. Os tribunais têm que preservar a memória, pensando no presente e no futuro”, destacou o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati. 

Os representantes da Justiça do DF e dos demais Tribunais irão, ainda, discutir temas relacionados à preservação da história do Judiciário nacional. A programação conta  com painéis, oficinas e visitas técnicas.

No encerramento, serão divulgados os vencedores do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2024, com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso. A premiação destaca ações, projetos, produções científicas ou trabalhos acadêmicos na área de preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário.

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) e pelo Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

Com informações do TRT-2 e do TRF-3.

Fonte: TJDFT