TJDFT participa de evento voltado à segurança da informação
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) participou do Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores, realizado na sexta-feira, 31 de março, no Supremo Tribunal Federal (STF).
O servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI/TJDFT) Sávio Levy Rocha proferiu a palestra “Detecção e ameaça (Containers)”, na qual apresentou uma proposta de framework para detecção de intrusão em clusters de orquestração de contêineres. O framework inclui uma arquitetura em camadas composta por ferramentas open-source e implementa um mecanismo de detecção de anomalias em system calls por meio de inteligência artificial.
Ao abrir o evento, que reuniu especialistas de todo o país, a Presidente do SFT, Ministra Rosa Weber, falou sobre a preocupação do Poder Judiciário em proteger as informações dos mais de 130 milhões de processos que hoje integram o sistema eletrônico da Justiça. “No substrato das questões técnicas a serem tratadas, reside a necessidade comum de proteção de valores essenciais ao estado democrático de direito: a continuidade, integridade e confiabilidade na prestação dos serviços e a própria imagem das instituições judiciárias, pilares da democracia constitucional”, ressaltou a Ministra.
O evento divulgou as tendências da segurança cibernética no Brasil e promoveu trocas de boas práticas em segurança da informação, análise de riscos, detecção e resposta a incidentes. O objetivo do encontro foi capacitar e conscientizar servidores de tribunais localizados no Distrito Federal sobre a importância da segurança cibernética nos órgãos da Justiça.
A participação do TJDFT no simpósio é evidência de um esforço contínuo para manter a segurança da informação em um ambiente tecnológico cada vez mais complexo e vulnerável. O Tribunal trabalha continuamente para garantir a privacidade das informações e cumprir as normas e regulamentações vigentes na área de segurança cibernética.
Crédito: STF
Fonte: TJDFT