TJDFT participa de cerimônia de aposição de foto na Galeria dos Procuradores-Gerais do MPDFT

TJDFT participa de cerimônia de aposição de foto na Galeria dos Procuradores-Gerais do MPDFT

TJDFT participa de cerimônia de aposição de foto na Galeria dos Procuradores-Gerais do MPDFT

por RM — publicado 2024-05-24T12:49:00-03:00

Desembargador Belinati ao lado de Fabiana Oliveira, de Georges Seigneur e do Desembargador Leonardo BessaO 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, representou o Tribunal na cerimônia de aposição da fotografia da Promotora de Justiça Fabiana Costa Oliveira Barreto na Galeria de Fotos dos Procuradores-Gerais do MPDFT, período 2018 – 2022, e no lançamento da campanha de combate ao feminicídio “Violência contra a Mulher não é normal”, ambos ocorridos na sede do MPDFT, na manhã desta sexta-feira, 24/5.

O Desembargador Belinati disse ter sido uma honra participar da solenidade. “Convivi com a Promotora durante o período em que comandou o Ministério Público e sou testemunha de que fez um excelente trabalho. Promoveu a aproximação do Ministério Público com o Tribunal de Justiça e as demais instituições. Fez um trabalho maravilhoso em defesa da sociedade durante sua gestão. Parabenizo a Promotora Fabiana por esse momento em que perpetua, no prédio do MP, a sua fotografia, registrando a sua contribuição nos quatro anos do seu mandato”, disse.

O Desembargador Leonardo Bessa, do TJDFT, também participou da cerimônia, oportunidade em que falou sobre os feitos da gestão da Promotora e a parabenizou por todas as conquistas que o MPDFT obteve sob o seu comando.

Em seguida, O 1º Vice-Presidente se dirigiu para o lançamento da campanha de combate ao feminicídio “Violência contra a Mulher não é normal”, uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do Distrito Federal, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a Tribo da Periferia. Conta, ainda, com o apoio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal. A campanha tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o tema, buscando informar e divulgar os mecanismos de proteção às mulheres. 

A abertura foi realizada pela Promotora Fabiana Oliveira Barreto, que apresentou algumas estatísticas relacionadas ao feminicídio no DF, falou da estrutura de políticas públicas para combate à violência contra a mulher e da participação da Tribo da Periferia no projeto da campanha, além de agradecer o apoio de todos os envolvidos.

O Procurador-Geral de Justiça Georges Seigneur, por sua vez, pontou que a lançamento da campanha é um momento de gratidão por todo trabalho desenvolvido e  as parcerias que foram feitas. “Esta é uma campanha de todos os órgãos, de todas as esferas do Poder Público. Nós precisamos mostrar para a sociedade que não vamos mais tolerar a violência contra a mulher”, enfatizou o chefe do MPDFT.

Desembargador Belinati em discurso no púlpitoEm seu discurso, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, falou que o Estado não pode tolerar qualquer espécie de violência, especialmente contra as mulheres. Disse, ainda, que a violência doméstica é um mal que pode levar à morte, à destruição da família e da própria sociedade, e deve ser denunciada sempre, a fim de que as providências sejam tomadas para os agressores.

“O Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e muitas outras instituições têm desenvolvido campanhas de prevenção e eliminação da violência contra as mulheres. Parabéns ao Ministério Público pelo lançamento dessa campanha contra o feminicídio com a Tribo da Periferia”, finalizou.

Foto do dispositivo de autoridades da cerimôniaEstiveram presentes também na cerimônia de lançamento da campanha os Desembargadores do TJDFT Leonardo Bessa e Hector Valverde, além das Juízas Fabriziane Zapata,  coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do TJDFT, e Monize Marques, Juíza Auxiliar da Corregedoria  do TJDFT e Coordenadora da Central Judicial do Idoso (CJI).

O evento contou, ainda, com dezenas de autoridades dos três Poderes da República no âmbito distrital e federal.

Fotos: ACS/TJDFT

Fonte: TJDFT