TJDFT lança aplicativo para acesso à carteira de identidade funcional digital de servidores

TJDFT lança aplicativo para acesso à carteira de identidade funcional digital de servidores

TJDFT lança aplicativo para acesso à carteira de identidade funcional digital de servidores

por MLC — publicado 2024-02-28T18:40:00-03:00

Imagem das autoridades que compuseram o dispositivo de honra na Cerimônia de lançamento do aplicativo de carteira de Identidade Funcional Digital dos ServidoresEssa cerimônia representa o avanço que forçosamente a humanidade precisa fazer”, disse o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Ângelo Passareli, representando o Presidente do Tribunal, Desembargador Cruz Macedo, na cerimônia de lançamento do aplicativo da carteira de identidade funcional digital dos servidores do TJDFT. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 28/2, no Espaço Flamboyant, do Fórum de Brasília.

O Desembargador afirmou que o aplicativo é “uma grande conquista do Tribunal ao se colocar mais uma vez na vanguarda e sendo precursor dessa nova tecnologia dentre os órgãos da administração direta federal”. O magistrado frisou ainda que é um projeto notavelmente inovador, pois fornece a identidade funcional para servidores por meio de aplicativo facilmente acessível em dispositivos móveis.

Carmen Lemes, Secretária de Gestão de Pessoas do TJDFT, destacou que o lançamento do aplicativo “é a concretização de um projeto de modernização, de adequação à evolução tecnológica e à integridade na identificação de seu corpo funcional ao representar a instituição dentro e fora das dependências do Tribunal”. A Secretária informou que a nova identidade foi desenvolvida para utilização “em aparelho celular, por meio de aplicativo intitulado Identidade Funcional do TJDFT, disponível tanto para Android quanto para o sistema IOS”. Ao final de sua fala, Carmen agradeceu o apoio da Presidência do Tribunal e todos os envolvidos para o desenvolvimento da novidade que teve início em 2018.

Foto das autoridades na Cerimônia de lançamento do aplicativo de carteira de Identidade Funcional Digital dos ServidoresDurante o evento, Tiago Flash, Gestor da Assessoria de Soluções em Sistemas Administrativos da Secretaria-Geral do TJDFT, falou sobre o histórico dos modelos das carteiras funcionais e lembrou que as primeiras foram feitas por máquinas de datilografia. “Foi um desafio tecnológico! Foi uma jornada bem interessante com várias idas e vindas, mas com todos os problemas superados”, declarou.

Na ocasião, o servidor Ivaldo Nascimento Oliveira, Assessor Substituto de Soluções em Sistemas Administrativos, apresentou vídeo com o funcionamento da carteira digital. Ao final, o servidor mais antigo em atividade do Tribunal, Eustáquio Ferreira Coutinho, fez o primeiro acesso à identidade funcional digital.

Além do 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo Passareli, compuseram o dispositivo de honra: os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Júnior e Caio Brucoli; a Juíza do TJDFT, Caroline Lima, Presidente do Comitê de Governança e Gestão de Pessoas do Tribunal; a Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marília Guedes; a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão.

Participaram da solenidade: a Juíza Auxiliar da Corregedoria Clarissa Masili; o Secretário-Geral do TJDFT, Celso Neto; o Secretário Especial da Presidência, Julião de Aquino; a Presidente da AOJUS/DF, Liduina Maia; Mateus Fernandes, representando a Deputada Federal Paula Belmonte; os Coordenadores do Sindjus/DF, José Rodrigues Costa Neto, Anderson Ferreira da Silva, Sônia Maria Cardoso e Francisco Xavier; e o Presidente da Assejus, Fernando Freitas, autoridades e servidores.

Confira as fotos do evento no Flickr do TJDFT

Imagem de divulgação da Carteira de Identidade Funcional Digital dos ServidoresAplicativo Identidade Funcional do TJDFT

O projeto foi iniciado em 2018 e está sendo concretizado em 2024, na gestão do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo.

O aplicativo foi desenvolvido pela Assessoria de Soluções em Sistemas Administrativos do TJDFT e disponibilizado nas plataformas Apple Store e Play Store. Para tanto, foi submetido ao rigoroso critério de análise, principalmente, da Apple.

O layout do ferramenta foi feito pela Assessoria de Comunicação Social do TJDFT.

Saiba como acessar

O aplicativo está disponível para todos(as) os(as) servidores(as), inclusive aposentados(as). Para acessar, basta baixar o aplicativo Identidade Funcional TJDFT no celular e fazer o login, por meio de usuário e senha de rede do Tribunal. Assista ao vídeo com o passo a passo da nova ferramenta.

O documento tem validade legal em todo o país e pode ser acessado também em modo offline.  A aplicativo oferece, ainda, a funcionalidade de baixar o documento em formato PDF.

Ao instalar o aplicativo, é importante o usuário confirmar a autoria do TJDFT para evitar fraudes. A autenticidade da carteira pode ser verificada via QR Code.

Fonte: TJDFT