TJDFT integra a Rede da Equidade para ações relativas a gênero e raça
O Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, participou, na manhã desta sexta-feira, 11/3, da cerimônia de lançamento da Rede da Equidade do Senado. A iniciativa agrega vários órgãos e tem o propósito de implementar ações conjuntas para promover a inclusão e a diversidade, com foco nas questões de gênero e raça. A cerimônia foi transmitida pelo canal da TV Senado no YouTube.
Em sua fala, o Presidente destacou a “missão do TJDFT de garantir os direitos do cidadão e a paz social, por meio da solução célere, transparente e ética dos conflitos” e lembrou que o Mapa Estratégico do Tribunal contempla, entre outros, os valores da integridade, da sustentabilidade e da inclusão da diversidade e equidade, que devem representar a conduta no órgão.
Para o Desembargador, “a finalidade dessa Rede encontra importante confluência com os propósitos, políticas e programas do Tribunal voltados à integridade e à sustentabilidade, potencializando as competências institucionais de equidade”. Ressaltou também que a iniciativa alinha-se de forma importante aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 de direitos humanos da ONU.
Rede Equidade
Trabalhar em conjunto na promoção da inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça, com observância aos tratados internacionais de direitos humanos e alinhamento à Agenda 2030 da ONU, bem como fortalecer as boas práticas internas, estimular ações conjuntas e o compartilhamento de experiências é o objetivo da Rede Equidade.
Formada inicialmente pelo Senado Federal, por meio da Diretoria-Geral e Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, hoje a Rede é composta por 10 instituições públicas federais com expectativa de ampliação. A ideia é criar uma Rede Nacional de Equidade, mediante estímulo à adesão de outros partícipes no âmbito do serviço público, federal, estadual ou municipal, bem como entidades da sociedade civil, especialistas e técnicos, na qualidade de convidados e colaboradores.
Atualmente a Rede é formada pelos seguintes órgãos: Senado Federal, Câmara dos Deputados, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério de Minas e Energia, Ministério Público do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas da União e TJDFT.
Equidade e diversidade no TJDFT
Instituído pela Portaria Conjunta 90/2020 do TJDFT, o Programa Pró-Equidade e Diversidade tem como um dos objetivos “promover a equidade e a igualdade de oportunidades considerando as identidades de raça, etnia, cor, sexo, identidade e expressão de gênero, religião, deficiência, estado civil, idade, situação familiar, opinião política, ascendência nacional, origem social ou qualquer outra condição, no âmbito do TJDFT e no relacionamento com as partes interessadas”.
A fim de prover a Administração de subsídios para a formulação de políticas, estratégias e iniciativas que favoreçam o desenvolvimento de ambientes de trabalho inclusivos, seguros e saudáveis e de orientações periódicas e claras sobre as determinações estabelecidas no Programa, a Comissão Multidisciplinar de Inclusão foi encarregada de formular o Plano de Ações com a definição de indicadores de desempenho, formulação da metodologia de atuação, e fluxo de recebimento das denúncias de discriminação e de encaminhamento para tratamento das situações recebidas.
Acessibilidade – Links úteis
Fonte: TJDFT