TJDFT institui política de envelhecimento ativo e valoriza atuação das diferentes gerações

TJDFT institui política de envelhecimento ativo e valoriza atuação das diferentes gerações

TJDFT institui política de envelhecimento ativo e valoriza atuação das diferentes gerações

por SB — publicado 2022-02-11T16:25:00-03:00

Audiodescrição: Post da Política Intergeracional. Texto: Respeitar, Valorizar, Integrar. Porque a união de conhecimentos constrói infinitos resultados. Ilustração do símbolo do infinito composto por imagens de homens e mulheres de diversas idades, etnias e necessidades. Logomarca do TJDFT.O TJDFT realiza uma ação de vanguarda no que se refere à abordagem do tema e dá um passo importante para promover ações que valorizem a troca de experiências entre pessoas de diferentes gerações que compõem seu quadro de pessoal. Por meio da Resolução 2, de 2 /2/2022, o TJDFT instituiu sua política de gestão intergeracional. A medida estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para a promoção do envelhecimento ativo e da capacidade de trabalho de magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Tribunal.

A norma descreve envelhecimento ativo como “o processo de otimização das oportunidades de saúde, funcionalidade, participação, segurança e aprendizagem que permite às pessoas perceberem seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, bem como a participação na sociedade de acordo com suas funcionalidades, necessidades, desejos e capacidades”. O documento também conceitua a capacidade individual de trabalho como o “resultado interativo de múltiplas dimensões a saúde e aptidões funcionais, as competências, bem como os valores, atitudes e motivação para uma vida laboral ativa”.

Entre as diretrizes estabelecidas pela Resolução 2/2022,  está a valorização das competências acumuladas pelas pessoas  ao longo da  carreira e o reconhecimento  da idade e da experiência de trabalho como “valioso capital social dos trabalhadores idosos”. O propósito da política é também de “promover a saúde ocupacional, visando proporcionar a todas as gerações do corpo funcional uma vida laboral ativa compatível com a idade e condição de saúde”.

A Resolução 2/2022 ressalta que a política de gestão intergeracional está firmada, entre outros, nos princípios da visão positiva e holística do envelhecimento, da solidariedade intergeracional, da não discriminação e da primazia da abordagem preventiva. A ação alinha-se ainda à Política de Integridade, ao Programa Pró-Equidade e Diversidade e ao Plano Estratégico de Gestão de Pessoas do TJDFT. Porque as pessoas são o nosso maior ativo!

Acessibilidade – Links úteis

Clique aqui e conheça a Resolução 2/2022, que institui a política de gestão intergeracional do TJDFT

Clique aqui e conheça a Resolução 4/2020, que institui a Política de Integridade do TJDFT

Clique aqui e conheça a Portaria Conjunta 90/2020, que institui o Programa Pró-Equidade e Diversidade do TJDFT

Clique aqui e conheça a Resolução 2/2019, que aprova o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas do TJDFT

Fonte: TJDFT