TJDFT ilumina Palácio da Justiça em apoio à campanha de conscientização ao câncer de mama
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), mais uma vez, apoia a campanha nacional do Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Assim, durante todo o mês, o Palácio da Justiça ficará iluminado da cor rosa para demonstrar a adesão do órgão à causa.
Também neste sentido, a Ouvidoria para Elas do TJDFT se une ao movimento para promover a conscientização sobre o câncer de mama e reforçar os direitos garantidos por lei para magistradas, servidoras, colaboradoras e estagiárias. O objetivo é informar, acolher e garantir que todas saibam como acessar os benefícios disponíveis para enfrentar a doença com mais segurança e apoio.
O atendimento da Ouvidoria para Elas pode ser feito de forma presencial ou remota, por agendamento. Se você tiver dúvidas ou precisar de apoio, a unidade está pronta para acolher e orientar, auxiliando para que os direitos das mulheres que fazem tratamento contra o câncer sejam respeitados.
Câncer de mama e do colo do útero
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
O símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York, em 1990. Diversos países pelo mundo aderiram à campanha de conscientização ao câncer de mama, a partir de iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações, instituições e personalidades lembram a importância da realização do autoexame e de exames preventivos.
O autoexame é uma demonstração de amor-próprio. Não deixe isso para depois.
Outubro Rosa: o TJDFT apoia essa causa!
*Com informações do Ministério da Saúde
Fonte: TJDFT