TJDFT homenageia varas e juizados criminais com Selo de Qualidade da Corregedoria
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Corregedoria da Justiça do DF, entregou, na manhã desta quinta-feira, 29/8, o Selo de Qualidade da Corregedoria, do ciclo correicional 2023-2024, para 78 unidades criminais e para a vara cível do Recanto das Emas. A cerimônia, que contou com a presença de magistrados(as) e servidores(as) da Casa, foi realizada no Auditório Sepúlveda Pertence, na sede do Tribunal.
As palavras de abertura foram feitas pelo Corregedor da Justiça do DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, que destacou o fato de que Juízes e servidores da Justiça lidam não apenas com processos, mas com vidas das pessoas que buscam o Judiciário para resolverem seus conflitos.
“Para além da necessidade de atingir metas, é preciso olhar para o que as vidas nos pedem. Elas buscam por um atendimento ágil e humanizado. Parabéns às unidades homenageadas! A eficiência e o exemplo de cada um de vocês serão estímulo para o trabalho e para a entrega de um resultado para além de qualquer tabela ou informações coletadas. É um resultado para as vidas do Distrito Federal”, disse o Corregedor.
Após a entrega dos selos, a Juíza do Tribunal do Júri e Vara dos Delitos de Trânsito do Gama, Maura de Nazareth, unidade com a maior nota dentre as agraciadas, falou em nome de todos os homenageados e destacou que a excelência do trabalho do TJDFT é fruto da contribuição de cada um de seus integrantes.
Além disso, ressaltou os sentimentos que levam as equipes a trabalharem com tanto zelo por uma prestação jurisdicional de qualidade à população, ao lembrar como foi acolhida no Tribunal há 21 anos, quando tomou posse como Juíza Substituta. “Dedicação, respeito mútuo, competência e, sobretudo, o amor pelo trabalho de cada um dos servidores(as), magistrados(as). E a alegria e a gratidão de pertencer ao nosso TJDFT. Posso afirmar que esses sentimentos são também os sentimentos de todos aqui presentes e representados. Essa gratidão, essa alegria e esse amor são o tempero especial dessa receita de sucesso que brindamos no dia de hoje”, disse a magistrada.
Em seguida, o Presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus-DF), Fernando Freitas, disse estar honrado em falar como servidor de um Tribunal que é reconhecidamente de excelência. Freitas lembrou que o objetivo do TJDFT não é diminuir processos, mas distribuir pacificação social, e ressaltou a importância de cada um cumprir seu papel da melhor maneira possível, para que se entregue a melhor Justiça possível à sociedade.
“Magistrados(as) e servidores(as), estamos de parabéns! Já dizia Milton Nascimento e Fernando Brant, muito vale o já feito, mais vale o que será. Mas o que foi feito, é preciso reconhecer para melhor prosseguirmos. Parabéns a todos que entregam uma Justiça eficiente. A população do DF certamente, ainda que não saiba, deve ser muito grata a todos(as) os(as) servidores(as) e magistrados(as) do TJDFT”, disse.
O 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Angelo Passareli, cumprimentou a todos(as) e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Tribunal. “A nossa atividade é obter a pacificação social possível. Nós não conseguimos fazer a pacificação completa, integral, mas nós fazemos o melhor. O exemplo desse esforço de pacificação está aqui hoje. Os(as) senhores(as), Juízes(as) e servidores(as), que aqui foram agraciados, são o diamante da Casa”, elogiou o Desembargador, que ressaltou o grande número de Juízas presentes na cerimônia como demonstração de uma desejável igualdade de gênero no Poder Judiciário local.
As últimas palavras foram proferidas pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati, que representou o Presidente Waldir Leôncio Júnior na solenidade. O magistrado enalteceu a importância de todos(as), magistrados(as) e servidores(as), no cumprimento das funções reservadas ao Poder Judiciário e na responsabilidade conjunta de conduzir a Justiça e ofertar o melhor possível para a sociedade.
“Todos(as) vocês estão de parabéns pela premiação! Todos nós estamos trabalhando muito bem, porque fazemos parte de um Tribunal de excelência. Tenho ouvido isso e sentido esse reconhecimento por onde passo no Brasil, nos tribunais que visito. Em nome do Tribunal, quero ressaltar os parabéns a todos(as) que cumprem essa missão com atenção ao lado humano da Justiça. O amor, a alegria que nós temos por trabalharmos nesta Casa que declara o direito e apresenta a solução para os conflitos”, disse.
A mesa de autoridades foi composta ainda pelo Procurador-Geral da Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur; a Juíza Auxiliar da Corregedoria da Justiça do DF e Coordenadora de Correição Judicial do TJDFT, Monize Marques; o Chefe da Assessoria Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Werner Rech, que representou o Defensor Público-Geral do DF, Celestino Chupel; e a Coordenadora de Correição e Inspeção Judicial do TJDFT, Ludmilla Cavallini.
Fotos: Dimmy Falcão
Fonte: TJDFT