TJDFT homenageia servidores terceirizados do Fórum de Brasília

TJDFT homenageia servidores terceirizados do Fórum de Brasília

TJDFT homenageia servidores terceirizados do Fórum de Brasília

por CS — publicado 2024-05-17T17:54:00-03:00

Cerimônia de Valorização dos servidores terceirizados.jpgNa tarde desta sexta-feira, 17/5, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou cerimônia de Valorização dos Profissionais Terceirizados do TJDFT, edição Fórum de Brasília. No calendário do DF, por meio da Lei 6.383/2019, o Dia do trabalhador terceirizado é celebrado no dia 14 de maio. 

O Programa de Valorização dos Profissionais Terceirizados do TJDFT, instituído pela Portaria GPR 1192/2024, é uma iniciativa da Administração desta Corte, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) em parceria com a Secretaria de Contratações e Gestão de Materiais (Sema), a Secretaria de Segurança e Inteligência (Sesi), a Secretaria de Administração Predial (Seap) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti).  

O evento aconteceu na sala de sessões do Tribunal Pleno, localizado no Palacinho do TJDFT. O Presidente do Tribunal, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, abriu os trabalhos da mesa de honra, ao lado do Primeiro Vice-Presidente, Desembargador Roberval Belinati; do Segundo Vice-Presidente, Desembargador Angelo Passareli; do Corregedor de Justiça do TJDFT, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa; e do Secretário Geral do TJDFT, Celso Oliveira Neto. “Hoje é dia de homenagem, dia de festa. É dia de confraternização. Confraternização vem do latim e quer dizer festa com os irmãos. Todos somos TJDFT. Juízes, servidores públicos, servidores terceirizados, somos da mesma família, a família TJDFT. A festa de hoje foi preparada com muito amor”, declarou o Presidente Waldir Leôncio Júnior.  

Homenagem aos terceirizados.jpgO magistrado lembrou que, em todo o tribunal, são 1.860 trabalhadores terceirizados, contratados por 14 empresas. Só no Fórum de Brasília, são 469. “Convidamos todos os servidores terceirizados que trabalham no Fórum de Brasília e na sede do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Evidentemente, nem todos podem comparecer. Alguns são tão essenciais que não podem deixar seus postos de trabalho para estarem nesse encontro, como, por exemplo, os trabalhadores das portarias e os encarregados da vigilância. Queremos que saibam que vocês têm nosso reconhecimento pelo trabalho em prol de todos”. O Presidente ressaltou que os servidores terceirizados dos demais fóruns do DF também serão homenageados, em eventos realizados nas demais  unidades judiciárias.  

Secretária de Gestão de Pessoas Carmen.jpgDe acordo com a Secretária de Gestão de Pessoas do TJDFT, Carmen  Fonseca, os programas de valorização do TJDFT já abrangem magistrados, servidores e estagiários e passam a contemplar também um público especial, que ocupa postos de trabalho importantes e contribui para os resultados deste órgão. “O nosso Tribunal de Justiça é muito mais que normas, espaços físicos, processos judiciais e administrativos, que tramitam por aqui diária e incessantemente. Em sua essência, existem pessoas, sem elas, todo o resto perde o sentido. São diversas vidas, lembranças e trajetórias que fazem tudo pulsar. Esse conjunto de histórias que tornam o TJDFT uma instituição reconhecidamente de excelência. Hoje é um dia histórico. Os trabalhadores terceirizados são, também, a alma do tribunal”. 

O Presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas, afirmou que a instituição apoia e respeita os servidores terceirizados, que, segundo ele, o fazem recordar a figura de sua mãe, mulher que atuou como auxiliar de limpeza na Fundação Escolar do Governo do Distrito Federal e com seu trabalho pode criar, sozinha, oito filhos. “Servir a Justiça e a um dos melhores tribunais do país certamente deve ser motivo de honra para todos nós. Se aqui temos Desembargadores, Juízes de primeiro grau, servidores e funcionários de excelência, é porque também os senhores e as senhoras são de excelência. Parabéns ao Presidente pela iniciativa. O senhor começa essa gestão de maneira excepcional”, registrou 

O servidor Candido José da Silva Costa, Encarregado de recepção, atendentes, manobristas e ascensoristas, atua há 11 anos no Fórum de Brasília e falou em nome dos colegas homenageados. “Hoje, tenho a honra de subir ao palco para representar toda uma categoria de servidores essenciais para o funcionamento da instituição. Somos recepcionistas, vigilantes, brigadistas, que muitas vezes são os primeiros a dar bom dia e passar as primeiras impressões do Tribunal. Temos ambientes limpos e cheirosos deixados pela equipe da Dinâmica. Quando o computador não liga ou trava, tem sempre um colega da Algar para ajudar, entre tantos outros. Esse dia de homenagens é especial. Somos todos um time, fazemos o nosso melhor para ajudar a instituição”, afirmou. Segundo o servidor, o sentimento é de pertencimento. 

“Gosto de imaginar que meu trabalho é importante e sei que ele é. Por isso, me esforço para estar sempre me aprimorando, desenvolvendo minhas atividades da melhor forma e tratando as pessoas, em especial minha equipe, com empatia, para que possam trabalhar de maneira tranquila e felizes. A segurança de trabalhar no Tribunal me mantém motivado a buscar sempre melhorar. Com orgulho, faço parte desse time. Hoje todos nós brilhamos juntos”, destacou ele. 

Também prestigiaram a cerimônia o Desembargador Diaulas Ribeiro e a Desembargadora Maria de Lourdes Abreu; e o Juiz Auxiliar da Presidência, Eduardo Rosas.  

Acesse o álbum do evento no Flickr do TJDFT. 

Fotos: Rafael Victor

Fonte: TJDFT