TJDFT em Séries: episódio explica superendividamento e negociação de dívidas
O superendividamento e a negociação de dívidas é o tema do terceiro episódio do “TJDFT em Séries” sobre os métodos consensuais de solução de conflitos. A coordenadora do 4º Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação – NUVIMEC, Juíza Caroline Lima, explica o que caracteriza o superendividamento e a atuação do Tribunal junto às pessoas endividadas. Escute o podcast sobre Negociação de Dívidas e fique por dentro do assunto.
“O superendividamento é uma impossibilidade momentânea de uma pessoa pagar suas dívidas sem que ela tenha que ficar com o mínimo existencial – que é aquilo que ela precisa para viver. É uma fase da vida em que há uma crise financeira em que ela não consegue mais pagar as contas com o que ganha”, explica a juíza.
Quanto ao papel do TJDFT, a magistrada lembra que, mesmo que ainda não exista uma ação de cobrança, a pessoa que está endividada pode procurar o Judiciário. “O TJDFT oferece a preparação para audiência em que ela vai negociar com os credores”, afirma.
No bate-papo, a coordenadora explica ainda em qual momento uma pessoa endividada pode negociar com os credores e quais as condições. Também aborda os motivos que levam uma pessoa ao superendividamento e quais as estratégias para evitá-los.
O último episódio do “TJDFT em Séries” abordará a mediação em família. A temporada faz parte das atividades do TJDFT durante a “Semana Nacional da Conciliação”, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e realizada anualmente pelos Tribunais de Justiça de todo o país. A campanha deste ano tem como tema “Conciliação: Mais tempo para você”
TJDFT em Séries
O programa “TJDFT em Séries” é desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social e traz um tema diferente a cada temporada. O assunto escolhido é explorado em quatro episódios em conversa descontraída e instrutiva. Dessa forma, você conhece melhor o Judiciário, seus serviços e seu funcionamento.
O canal TJDFT Podcast está hospedado no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet.
Ouça, comente e compartilhe!
Fonte: TJDFT