TJDFT e SEST SENAT apresentam ações em prol de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade em São Paulo
Parceria entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) que beneficia crianças, adolescentes e mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica foi apresentada na Conferência Ethos 360°, realizada em São Paulo nos dias 18 e 19 de setembro. O evento teve como objetivo compartilhar boas práticas em gestão empresarial sustentável, com participação de líderes corporativos, especialistas acadêmicos, representantes do governo e organizações da sociedade civil.
O trabalho conjunto foi apresentado pelo Assessor da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), Carlos Vanderlinde, no painel Projeto Impulsiona – Transformando Vidas através da Inclusão Social no Setor de Transporte. “A parceria é o resultado da preocupação e das ações do TJDFT e do SEST SENAT para contribuírem com a transformação da realidade de crianças, jovens e mulheres vulneráveis em busca de uma vida digna e autônoma”, defendeu o assessor.
A união de esforços integra o piloto do projeto Impulsiona, criado pelo SEST SENAT com vistas a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou violência doméstica. Ela foi formalizada em Acordo de Cooperação, firmado em maio deste ano. Trata-se do primeiro acordo do gênero assinado pelo SEST SENAT.
Para Raíssa Osorio, analista do Departamento Executivo do SEST SENAT, apresentar a iniciativa conjunta em um evento de grande alcance permite sensibilizar novos atores e inspirar iniciativas semelhantes. “O projeto é um exemplo de como o poder público pode atuar, em parceria com outras instituições, para promover a inclusão social. É algo que vimos que é possível ser feito”, explicou Raíssa Osório.
A parceria proporciona gratuitamente atendimentos em especialidade de saúde, atividades de esporte, lazer e desenvolvimento profissional a crianças, adolescentes e mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica. Os beneficiados serão selecionados pela CIJ e pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do Tribunal. “Junto com o SEST SENAT demos um passo muito importante para que crianças e adolescentes de hoje e amanhã possam se tornar cidadãos integrados a uma sociedade que se espera mais igual e justa”, defendeu o Assessor da CIJ.
Entre os objetivos do trabalho compartilhado está o de ajudar na autonomia dos jovens que precisam deixar as entidades de acolhimento ao completarem 18 anos, ajudando-os a trilharem a vida adulta de forma independente. “É uma ação que permite ao Poder Judiciário cumprir verdadeiramente sua função, pois promove a paz social, garante a dignidade dos jovens acolhidos e lhes proporciona instrumentos para escolherem o caminho que desejarem seguir”, disse Carlos Vanderlinde.
Por meio do acordo, mães vítimas de violência doméstica praticada por filhos adolescentes vinculados a processos da 2ª Vara da Infância e da Juventude poderão receber atendimento psicológico oferecido em Samambaia Norte. “A iniciativa também visa proporcionar às vítimas de violência doméstica o cuidado necessário para que possam assumir a responsabilidade pelo cuidado de suas próprias vidas e daqueles por quem são responsáveis, pois muitas vezes são dependentes financeiramente e psicologicamente de seus agressores”, explicou o servidor do TJDFT.
Fonte: TJDFT