TJDFT é destaque em reportagem sobre sustentabilidade no Judiciário

TJDFT é destaque em reportagem sobre sustentabilidade no Judiciário

TJDFT é destaque em reportagem sobre sustentabilidade no Judiciário

por ACS — publicado 2022-07-06T12:29:59-03:00

servidora Adriana Tostes concede entrevista à TV JustiçaA conquista pelo TJDFT do 1º lugar no Índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário, divulgado recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 6º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, foi destaque da edição dessa terça-feira, 5/7, do Jornal da Justiça, veiculado pela TV Justiça. O noticiário tratou da significativa redução de gastos pelo Tribunal, que apresentou os melhores resultados de 2021.

Entre os destaques da economia proporcionada pelo TJDFT e exibidos pela reportagem estão a redução dos gastos do Tribunal com energia elétrica, com o consumo de papel, copos descartáveis e água mineral. A economia de mais de R$ 7,8 milhões em 2021 é fruto da evolução do Plano de Logística Sustentável na Justiça do Distrito Federal e do engajamento de todos pela manutenção dos recursos naturais para as próximas gerações, por meio de ações de preservação do meio ambiente.

Ouvida pela reportagem, a Coordenadora de Gestão Estratégica e Sustentabilidade do TJDFT, Adriana Tostes, falou sobre a redução de gastos pelo Tribunal, mesmo durante momento pouco favorável da economia brasileira. “Eu acho que o principal da redução dos gastos, é a gente aprender a fazer mais com menos. Nós vivemos uma situação econômica que não é favorável no Brasil, principalmente após a pandemia, e temos que otimizar, porque temos que prestar contas à sociedade sobre o orçamento público. O Plano de Logística Sustentável traz indicadores muito específicos, aos quais não só o TJDFT, mas também o Poder Judiciário como um todo, dá transparência à sociedade por meio de painéis de dados. Qualquer pessoa pode entrar no portal do CNJ e comparar como são os gastos do Tribunal do Rio de Janeiro, com o de Brasília, Minas. Isso vai gerando cidadania”, afirmou a servidora do TJDFT.

A reportagem deu destaque ainda, a outra iniciativa sustentável do Tribunal, a nova central de resíduos, que foi construída em uma área específica, cercada e coberta para evitar a contaminação pela chuva.

A reportagem completa pode ser assistida no canal da TV Justiça no Youtube.

Saiba mais:

TJDFT alcança o 1º lugar no Índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário

Fonte: TJDFT