TJDFT doa mais de 700 itens de material escolar a crianças e adolescentes do DF
Crianças e adolescentes de instituições de acolhimento do Distrito Federal receberam, nesta quinta-feira, 6/2, 377 mochilas, 384 cadernos e outros materiais escolares doados em campanha realizada pelo programa de voluntariado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Anjos do Amanhã. A arrecadação foi feita pelo Centro Médico de Brasília (CBM) e pela Invicta no final do ano passado, e contou com a articulação e o apoio na divulgação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no DF (Sindjus).
Os materiais foram distribuídos à 13 instituições do DF, conforme a necessidade de cada uma. “As doações se destinam aos nossos jovens que mais precisam, aqueles que estão acolhidos pelo estado. É um presente para o novo ano letivo que se inicia”, disse o Juiz Coordenador da Infância e da Juventude do TJDFT, Evandro Neiva de Amorim.
O Juiz Substituto da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ-DF), Redivaldo Dias Barbosa, aproveitou a oportunidade da entrega para apresentar às crianças e aos adolescentes o papel da Justiça da Infância e Juventude. “Essa é a casa de vocês, onde nos dedicamos a atender seus interesses. Vocês são os atores principais, nossa esperança e nosso futuro”, compartilhou o magistrado.
Felipe Lopes, Administrador do Centro Médico de Brasília (CMB), elogiou o trabalho desenvolvido pela Justiça infantojuvenil do DF e agradeceu a oportunidade de trabalhar em parceria. “Vocês realizam um trabalho não apenas de proteção, mas de promoção do bem-estar dessas crianças. Externo o sentimento de todos os doadores que se engajaram na campanha: ficamos muito felizes por poder ajudar”, falou.
Parceiros da campanha destacaram o potencial da iniciativa realizada. “Hoje celebramos uma ação que ilumina o caminho de muitas crianças e jovens. Cada mochila representa a oportunidade um amanhã mais promissor. Que elas sejam um lembrete de que vocês têm uma comunidade que acredita no seu potencial”, expressou o Vice-Presidente do Sindjus, Francisco Xavier. “Nós acreditamos no poder transformador da educação, que ela é capaz de mudar vidas. A educação é a única coisa que ninguém pode tirar de vocês”, disse Juliana Martins, Diretora da Invicta.
Representantes de instituições de acolhimento presentes agradeceram as doações e a iniciativa. Para a pedagoga social Sônia Rodrigues, do Larzinho Chico Xavier, a importância do evento de entrega transcende o aspecto material. “É muito importante essa união de atores em prol da educação dessas crianças. Isso ajuda no crescimento, na autoestima, além de inspirá-los, mostrar caminhos a seguir – como ser Juiz, servidor, médico. São momentos que ficam gravados pra sempre”, contou ela.
Rede Solidária Anjos do Amanhã
O trabalho do programa de voluntariado do TJDFT que tornou possível a arrecadação dos materiais foi lembrado pelo assessor da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), Carlos Vanderlinde. “Destaco a importância do Anjos do Amanhã que há 18 anos realiza esse trabalho valoroso, que sempre encampa campanhas em benefício das nossas crianças e adolescentes”, agradeceu. “Estamos sempre nessa intermediação de conseguir os recursos de voluntários para garantir o direito de vocês”, explicou o Supervisor da Rede Solidária, Márcio Alves, aos jovens presentes.
Simone Resende, Coordenadora de Campanhas do Anjos do Amanhã, lembrou que a campanha não apenas atingiu seu objetivo como também superou arrecadação da iniciativa realizada em 2023, que promoveu a entrega de 200 mochilas em janeiro do ano passado. Kissila Vasconcelos, jornalista do Sindjus e do Centro Médico de Brasília, que uniu os dois parceiros, completou que todos os materiais foram selecionados com carinho para atender os diferentes perfis de crianças e adolescentes beneficiados.
Fotos: Dimmy Falcão
Fonte: TJDFT