TJDFT conquistou avanços importantes na promoção da integridade em 2022
O TJDFT fecha o ano de 2022 com o sentimento de dever cumprido. Diversas ações voltadas ao estabelecimento da cultura de integridade na Casa e ao combate à corrupção foram desenvolvidas dentro de seu Programa de Integridade.
O Tribunal publicou a Cartilha de Gestão de Risco nas Contratações que trata tanto da capacidade de antever ameaças, como de ações práticas para reduzir os riscos identificados. O material é direcionado às pessoas envolvidas em contratações e constitui instrumento importante para a promoção da integridade e da atuação ética dessas pessoas.
Foram desenvolvidos canais para o recebimento de notícias sobre desvios de conduta, fraude e corrupção, com garantia do devido sigilo, conforme a situação. Além disso, foram criados formulários específicos para denúncias de assédio e discriminação, conflito de interesses e demais casos de desvio de conduta. Outra novidade foi a implementação de um canal de comunicação direto com o gestor.
O Tribunal aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Com isso, o TJDFT assumiu um compromisso com o próprio órgão e a sociedade de implementar boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento da integridade institucional. O Tribunal recebeu o selo no sistema e-Prevenção e realização do diagnóstico disponibilizado na plataforma e-Prevenção, desenvolvida para ajudar as organizações públicas a implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e oferecer segurança para a tomada de decisões.
Ao celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado nesta sexta-feira, 9/12, o TJDFT ressalta que, em 2023, novos e importantes passos continuarão a ser dados no sentido de aprofundar e ampliar as ações e o compromisso do Tribunal com a integridade, que figura entre seus valores e permite a concretização de sua missão institucional.
Fonte: TJDFT