TJDFT celebra o Bicentenário da Justiça de Paz no Brasil

TJDFT celebra o Bicentenário da Justiça de Paz no Brasil

TJDFT celebra o Bicentenário da Justiça de Paz no Brasil

por ACS — publicado 2024-02-22T10:32:00-03:00

Juízes de Paz presentes na cerimônia e autoridades do TJDFT posam para fotoNa tarde dessa quarta-feira, 21/2, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou cerimônia em comemoração ao bicentenário da Justiça de Paz no Brasil. O objetivo foi valorizar os Juízes de Paz que desempenham relevante trabalho em prol da sociedade.

“Com o trabalho de vocês, mantemos uma sociedade em sintonia com as leis e a harmonia possível da vida moderna”, afirmou o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo Passareli, representando o Presidente do Tribunal, Desembargador Cruz Macedo. Em seu discurso, parabenizou os Juízes e as Juízas de Paz presentes pela realização das atividades. 

O Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J. J. Costa Carvalho, destacou a linha histórica dos Juízes de Paz. Falou da importância do ofício desempenhando, da celebração de casamentos, de amor, de família e de cuidado. “Com esse espírito de amor e de alegria, parabenizo pela escolha de assumir de forma grandiosa, respeitosa e digna o exercício da tão importante função de solenizar o desejo de união dos nossos cidadãos”, declarou o Corregedor.

foto dos desembargadores dos desembargadores Ângelo Passareli e J. J. Costa Carvalho“Vossas excelências são guardiães da família”, disse o Presidente da ANOREG/DF, Allan Guerra. Allan informou que no DF são celebrados 18 mil casamentos por ano e um milhão no Brasil pelos Juízes de Paz. Pontuou  que a autoridade do ato do casamento é o Juiz de Paz e que a ANOREG/DF cuida da parte documental.

Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo com depoimentos dos Juízes de Paz sobre o trabalho que realizam. Ao final, o Juiz de Paz Adilson do Amaral, do 5º Ofício de Notas Registro Civil Títulos e Documentos Protestos de Títulos e Pessoas Jurídicas do Guará, disse ser “momento solar de comemoração dos 200 anos da Justiça de Paz” e fez um agradecimento pela presença ativa do Corregedor J.J Costa Carvalho.

Além das autoridades mencionadas, compuseram o dispositivo de honra: o ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogado, Carlos Mário Velloso Filho e Juiz Auxiliar da Corregedoria, Eduardo Rosas. A Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Marília Guedes, também participou da solenidade.

Confira a lista dos Juízes de Paz homenageados com  os bottons: Adison do Amaral, Carla Cristina Garcia Andrade; Cláudia Cruz Cerquinho de Oliveira; Edmar Firmino Lima; Germano Pedron Mancuso; Ivan Muniz de Mesquita; Jorge Luiz Vescia Lunkes; José Robson Gouveia Freire; Josicélia do Nascimento Ramos de Souza; Juliano Albuquerque Castelo Branco; Luciana Maria Rocha Bezerra; Luiz Philipe Pereira Resende; Maria Alves Rodrigues; Maria Lelis Coelho Mendanha; Mírtala Carvalho Delmondez; Orlando Cavallari; Seleide Nunes de Oliveira Shirlei Paes Leme; Solange Rosa de Oliveira; Vera Shirley Ferreira e Yure Gagarin Soares de Melo.

Já os novos Juízes de Paz que receberam o botton e o certificado de reconhecimento pelo valoroso trabalho: Andrea Soares da Rocha; Cláudia da Conceição Siqueira; Ênio Felipe Goulart de Oliveira; Fabrícia Eça de Oliveira;  Jackson Di Domenico; José Augusto Delmiro Façanha; Pheulaine Vieira de Deus; Rafael Rico Torres de Araújo Goes; Rodrigo Garcia e Wagner Wilson Alves de Almeida.

Acesse as fotos do evento no Flickr do TJDFT.

Fonte: TJDFT