TJDFT assina termo de cessão de uso de sistema de gestão orçamentária e financeira do TST
Os Presidentes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Waldir Leôncio Júnior, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Lelio Bentes Corrêa, assinaram nessa terça-feira, 8/10, o termo de cessão de uso do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira (Sigeo) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O documento será de uso gratuito, de modo centralizado, em caráter não exclusivo e com suporte pelo Conselho, de serviços de utilização das funcionalidades do Sigeo ao TJDFT.
Na ocasião, o Presidente do TJDFT, Desembargador Waldir Leôncio Júnior, destacou a importância da assinatura do termo de cessão de uso do Sigeo. “É uma ferramenta desenvolvida pela Justiça do Trabalho, um sistema importatíssimo, que vai nos possibilitar desenvolver e melhorar a gestão sobre o nosso orçamento e as nossas finanças“, frisou.
O Presidente Waldir Leôncio Júnior ressaltou a parceria celebrada entre os órgãos, ao reforçar os compromissos com a modernização e a eficiência na gestão pública. “O Sigeo é uma ferramenta de excelência que representa um avanço na utilização do controle financeiro e orçamentário, garantindo maior transparência e agilidade no uso dos recursos públicos”, salientou. Por fim, agradeceu o apoio incondicional do Presidente do TST.
Em sua fala, o Ministro Lelio Bentes Corrêa disse que é uma honra poder compartilhar a ferramenta Sigeo com o TJDFT. “Nos orgulha muito, na medida em que é uma ferramenta que, além de otimizar a administração orçamentária e financeira, ela contribui para a transparência do gasto”, destacou.
O Presidente do TST também ponderou sobre a participação financeira do contribuinte na elaboração das ferramentas do Poder Público. “Nós temos a obrigação de gerir nosso orçamento com zelo, eficiência e prestar conta”, pontuou o Presidente do TST, ao ressaltar sua admiração e respeito pelo Presidente Waldir Leôncio Júnior, que foi seu estagiário na Defensoria Pública.
Ao final do evento, o Presidente do TST entregou ao Presidente do TJDFT a medalha e o livro em comemoração aos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A honraria faz parte das ações de celebração do marco histórico em reconhecimento à relevante contribuição para a Justiça do Trabalho.
Participaram da reunião, a Ministra do TST Delaide Miranda, o Secretário-Geral do CSJT, Juiz Auxiliar Bráulio Gusmão, os representantes do TJDFT, o Secretário-Geral, Celso de Oliveira, o Secretário de Orçamento Cid Moreira, o gestor do Contrato do Tribunal, Niquéas Marinho, e a Coordenadora de Finanças, Roberta Assunção.
Sigeo
O Sigeo será integrado ao Plano de Contratações Anual do TJDFT, uma ferramenta que aproxima o pensamento estratégico das unidades administrativas de contratos, visando o alinhamento de interesses e auxílio à Administração na gestão mais eficiente e efetiva de seus recursos para o alcance dos interesses públicos.
Além disso, a nova ferramenta também vai passar a incorporar os Relatórios de Atestação de Despesas. Saiba mais sobre o processo de Execução – Pagamento no Canal do Gestor de Contratos.
Governança de Contratações do TJDFT
Outra novidade é que terá impactos positivos na Governança das Contratações do TJDFT, cuja política compreende princípios, diretrizes, objetivos e responsabilidade pelo estabelecimento de políticas e procedimentos de controles internos necessários para mitigar os riscos nas contratações.
Como o Sigeo é uma ferramenta que representa um avanço na utilização do controle financeiro e orçamentário, ela vai contribuir para as funções de governança ligadas à assegurar o alinhamento das contratações do Tribunal ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias, assim como ajudará a promover a eficiência, a efetividade e a eficácia das respectivas contratações. O TJDFT passará a contar com ferramentas de envio eletrônico de notas fiscais pelas empresas, ao que vai agilizar a tramitação dos contratos do Tribunal.
Fonte: TJDFT