TJDFT apresenta a 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI), lançou, nesta segunda-feira, 15/4, a 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF. A solenidade contou com a presença do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, da Vice-Governadora do DF, Celina Leão, representando o Governador do DF, Ibaneis Rocha, e autoridades do sistema de Justiça e do Poder Executivo local.
Em seu discurso, o Presidente do TJDFT ressaltou a importância em se reunir com as instituições para contribuir com a proteção da pessoa idosa “que é um dever Constitucional, um dever legal”, referindo-se ao Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF. “Ter o diagnóstico é fundamental. As políticas públicas só acontecem com o diagnóstico”. Agradeceu as mulheres que estão à frente das instituições cuidando do tema e encerrou sua fala afirmando que o TJDFT seguirá junto com as instituições “em busca de melhoria na qualidade de vida dos idosos para fazer de Brasília uma cidade feliz”.
A Vice-Governadora do DF, Celina Leão, também destacou as mulheres atuantes nas instituições e a gestão do Desembargador Cruz Macedo por ampliar o trabalho com olhar para sociedade. “Os dados não mentem, eles trazem rumos para programar as políticas”, afirmou. Disse ainda que “devemos combater a violência contra o idoso com informação e respeito”.
“Por intermédio de dados concretos, buscar entender as minúcias das agressões, analisando questões sociais, econômicas e familiares, para que seja possível, de forma pragmática, a elaboração de soluções eficazes. Esse é o objetivo do Mapa”, declarou o 2º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha. Com a 5ª edição do Mapa, espera-se com o documento, elaborado em esforço conjunto, “que possa contribuir efetivamente para a valorização da população idosa, o respeito e a aplicação das normas do respectivo Estatuto.
Além das autoridades mencionadas, compuseram o dispositivo de honra o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; o 1º Vice-Presidente, Desembargador Angelo Passareli; a Juíza e Coordenadora da CJI, Monize Marques, e o Chefe da Defensoria Jurídica da DPDF, Werner Rech, representando o Defensor Público-Geral do Distrito Federal, Celestino Chupel.
Após breves palavras das autoridades, a Juíza Monize Marques apresentou o Mapa aos presentes no lançamento. A 5ª edição revela que 54% do total de agressores são filhos homens; as regiões com percentual mais alto no DF, Lago Norte, Lago Sul, Taguatinga e Sobradinho, lideram o ranking; e os tipos de violência praticados: psicológica, financeira, física e negligência.
A magistrada explicou que as denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa são feitas na sua maioria por vizinhos e, ao investigar, as mães acabam justificando o ato do filho agressor. “A gente precisa buscar ferramentas para dignificar o envelhecimento no DF. Juntar forças e esforços para proporcionar qualidade até o fim da vida”, finalizou.
Prestigiaram a cerimônia: os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Junior e Caio Brucoli, a Juíza Auxiliar da 1ª Vice- Presidência, Marília Guedes, o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Paulo Giordano; a Secretária de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS), Marcela Passamani, o Juiz do TJDFT e Coordenador da CJI, Alex Costa de Oliveira; o Promotor de Justiça e Assessor de Políticas Institucionais do MPDFT, Rui Reis Carvalho Neto; a Subsecretaria de Políticas para o idoso, Dolores Ferreira; a Delegada de Polícia e Chefe da Decrin, Ângela Maria dos Santos; o Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do DF, Mauro Freitas, representando a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos idosos, Maria Helena Moreira; a Defensoria Pública do DF , Amanda Fernandes; Antônio Pires de Oliveira, representando o Presidente da Associação Brasileira do Cidadão Senior, Mauro Freitas; o Presidente da Assejus, Fernando Freitas; o Comandante Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros, o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete e Assessor de Políticas de Segurança e Justiça do DF Nísio Tostes, autoridades, magistrados e servidores.
Confira as fotos do evento no Flickr doTJDFT.
Crédito: Felipe Costa
Fonte: TJDFT