Sustentabilidade: TJDFT reduz consumo de papel e água

Sustentabilidade: TJDFT reduz consumo de papel e água

Sustentabilidade: TJDFT reduz consumo de papel e água

por ACS — publicado 2023-03-22T13:18:00-03:00

22 de março, dia mundial da água. TJDFT reduz seus impactos ambientais. Desenho do palácio do TJDFT na cor verde. Montanhas e árvores compões a peça.O Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água são celebrados em 21 e 22 de março, respectivamente. Para ressaltar a importância do tema Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) destaca a relevância da necessária adoção de novos modelos de consumo, voltados à preservação destes bens naturais da humanidade.

A Política de Sustentabilidade do Tribunal traz diretrizes de consumo consciente e racional dos itens que impactam a natureza e estão relacionados ao controle de emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Trata-se de um dos temas da Resolução CNJ 400/2021, que versa sobre a sustentabilidade no Poder Judiciário, e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na comparação entre os meses de janeiro de 2019 e 2023, por exemplo, o TJDFT reduziu o consumo de água em 36%. O volume de papel, produzido a partir da celulose encontrada nas árvores, foi reduzido em 87% no período. O de impressões, por sua vez, foi 64% menor. Outros consumos, relacionados à emissão de CO2, combustível e energia elétrica, também caíram bastante no período comparado.

Confira o desempenho dos indicadores de sustentabilidade do TJDFT.

Acesse a Política de Sustentabilidade do TJDFT.

Agenda 2030

A Agenda 2030 consiste em um plano de ação da ONU que contempla a agenda de Direitos Humanos, integrando 193 países membros, sendo um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.  

Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 13 fala sobre tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, como por exemplo, o desmatamento de terras e florestas.

O Objetivo 14 trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Já o Objetivo 15 é o de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Saiba mais sobre a Agenda 2030 da ONU.

Fonte: TJDFT