TJDFT: Solução em Inteligência Artificial atinge mais de 145 mil processos

TJDFT: Solução em Inteligência Artificial atinge mais de 145 mil processos

TJDFT: Solução em Inteligência Artificial atinge mais de 145 mil processos

por ACS — publicado 2021-12-21T15:38:00-03:00

TOTH - solução em Inteligência ArtificialO Toth, solução em IA que objetiva recomendar classe e assuntos processuais para o usuário do sistema PJe, ultrapassou a marca de mais de 145 mil processos utilizados para seu aprendizado. O projeto, previsto no PDTIC 2020, foi desenvolvido pela Assessoria de Ciência de Dados – ACID/SEG, com o auxílio da 1ª Vice-Presidência, da Secretaria Geral – SEG, da Secretaria de Tecnologia da Informação – SETI, do Núcleo de Integração do PJe – NUIPJE/CODPJE e do  Núcleo Permanente de Sistemas da Primeira Instância – NUSIS/COSIST. 

 

A solução inicialmente utilizou cerca de 17 mil processos para seu treinamento e era capaz de recomendar 22 classes e 50 assuntos. Entretanto, o Toth foi projetado e desenvolvido para fazer uso da inteligência coletiva, o que significa obter as classificações das petições iniciais feitas pelos usuários do sistema PJe e utilizar este conhecimento para assim aprender novos códigos. Por meio desta técnica, o Toth aumentou seu arcabouço e hoje é capaz de recomendar 52 classes e 185 diferentes tipos de assuntos, após análise de 145.134 processos.  

 

Esta semana, o Toth iniciará sua expansão e 128 novas varas receberão sua recomendação na tela que analisa as petições iniciais do processo no sistema PJe. As competências selecionadas pela Coordenadoria de Sistemas e de Estatísticas da Primeira Instância – COSIST foram: Cível, Família, Orfãos e Sucessões, e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. As demais competências não contempladas nessa expansão estão agendadas para o ano de 2022.  

 

É o TJDFT fazendo uso da Inteligência Artificial em seus sistemas para garantir agilidade nos procedimentos e melhoria em seus dados. 

Fonte: TJDFT