Site jurídico publica artigo de Juíza do TJDFT sobre união homoafetiva

Site jurídico publica artigo de Juíza do TJDFT sobre união homoafetiva

Site jurídico publica artigo de Juíza do TJDFT sobre união homoafetiva

por ACS — publicado 2021-04-19T10:54:00-03:00

Conjur.jpg

A Juíza do TJDFT Acácia Regina Soares de Sá teve artigo de sua autoria, intitulado “Dez anos da união homoafetiva reconhecida: tributo a Ayres Britto”, publicado no site Conjur – Revista Consultor Jurídico na última quarta-feira, 14/4. No texto, a magistrada fala sobre os 10 anos da decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, relatada pelo Ministro Carlos Ayres Britto, que reconheceu a união homoafetiva como entidade familiar, e vedou qualquer discriminação nesse sentido.

De acordo com a autora, que transcreve trecho da decisão, ao vedar qualquer forma de discriminação, o STF “procurou dar ênfase também à proteção da família pelo artigo 226 e seguintes da nossa Carta Magna, a qual deve ser entendida como qualquer entidade familiar formada por casais homossexuais ou heterossexuais ou ainda por um deles e seus filhos”.

A magistrada do TJDFT lembra que, após a decisão do STF, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ editou resolução, “como forma de reforçar o entendimento firmado”, direcionada aos cartórios de registro civil tratando do assunto.

Por fim, a autora afirma não ser razoável “qualquer discussão que pretenda realizar uma interpretação reducionista acerca do conceito de entidade familiar à luz da Constituição Federal, sob pena de violar direitos fundamentais”.

Clique aqui para ler o artigo “Dez anos da união homoafetiva reconhecida: tributo a Ayres Britto”, que também está disponível no site do TJDFT,  no espaço “Artigos”, local onde são divulgados periodicamente assuntos importantes para a Justiça local por meio de porta-vozes da Casa e pessoas relevantes do meio jurídico.

Fonte: TJDFT