Sistema SAREF, desenvolvido pelo TJDFT e incorporado pelo CNJ, é lançado no TJMG
O Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial (SAREF), desenvolvido pelo TJDFT e posteriormente incorporado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi implantado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade de lançamento do sistema na corte estadual mineira ocorreu nessa quinta-feira, 9/5.
Além do TJDFT e do TJMG, já implantaram o sistema os tribunais estaduais do Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins, Sergipe e Piauí.
O SAREF foi desenvolvido pelo TJDFT, por meio da Assessoria de Ciência de Dados (ACID), em parceria com a COTEC, a VEPERA e o Laboratório AURORA. O Sistema utiliza tecnologia de reconhecimento facial na apresentação de pessoas sentenciadas que cumprem pena em regime aberto.
Ele torna mais rápida a apresentação periódica de pessoas sentenciadas que precisam comparecer periodicamente à Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto do DF (VEPERA), para comprovar o cumprimento das medidas impostas. Pelo sistema, a apresentação pode ser feita pelo celular, com a utilização de foto do apenado e de sua geolocalização.
Fonte: TJDFT