Servidora do TJDFT recebe prêmio de 2º lugar dentre melhores dissertações de mestrado do IDP

Servidora do TJDFT recebe prêmio de 2º lugar dentre melhores dissertações de mestrado do IDP

Servidora do TJDFT recebe prêmio de 2º lugar dentre melhores dissertações de mestrado do IDP

por ACS — publicado 2024-05-10T12:43:18-03:00

Secretária da Ouvidoria com uma placa nas mãosA Secretária da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Marília Barbosa de Barcelos, foi contemplada com prêmio de 2º lugar dentre as melhores dissertações do Mestrado Profissional em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). 

A servidora, que teve apoio da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) por meio do programa de concessão de bolsas de estudo para custeio parcial de cursos de pós-graduação, defendeu a dissertação intitulada “Fortalecimento da atividade de ouvidoria: um estudo sobre o amadurecimento das ouvidorias do Judiciário estadual”, em janeiro de 2023. 

A pesquisa teve o objetivo de compreender a importância da ouvidoria em seu papel de interlocução entre a Justiça e a sociedade e, também, avaliar o grau de amadurecimento do conjunto das ouvidorias que compõem a Justiça Estadual.

Placa da premiação O resultado final levou à elaboração de três dimensões que qualificaram os estágios de desenvolvimento: dimensão funcional, gerencial e política. Os dados coletados evidenciaram que as ouvidorias ainda se encontram no primeiro nível, ou seja, no cumprimento de suas funções básicas, havendo uma progressão nos valores encontrados para as dimensões seguintes. 

A dissertação está disponível para consulta no repositório institucional do IDP (DSpace IDP: Fortalecimento da atividade de ouvidoria: um estudo sobre o amadurecimento das ouvidorias do Judiciário Estadual). Acesse o link: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/54401

Fonte: TJDFT