Servidora do TJDFT recebe prêmio de 2º lugar dentre melhores dissertações de mestrado do IDP
A Secretária da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Marília Barbosa de Barcelos, foi contemplada com prêmio de 2º lugar dentre as melhores dissertações do Mestrado Profissional em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
A servidora, que teve apoio da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) por meio do programa de concessão de bolsas de estudo para custeio parcial de cursos de pós-graduação, defendeu a dissertação intitulada “Fortalecimento da atividade de ouvidoria: um estudo sobre o amadurecimento das ouvidorias do Judiciário estadual”, em janeiro de 2023.
A pesquisa teve o objetivo de compreender a importância da ouvidoria em seu papel de interlocução entre a Justiça e a sociedade e, também, avaliar o grau de amadurecimento do conjunto das ouvidorias que compõem a Justiça Estadual.
O resultado final levou à elaboração de três dimensões que qualificaram os estágios de desenvolvimento: dimensão funcional, gerencial e política. Os dados coletados evidenciaram que as ouvidorias ainda se encontram no primeiro nível, ou seja, no cumprimento de suas funções básicas, havendo uma progressão nos valores encontrados para as dimensões seguintes.
A dissertação está disponível para consulta no repositório institucional do IDP (DSpace IDP: Fortalecimento da atividade de ouvidoria: um estudo sobre o amadurecimento das ouvidorias do Judiciário Estadual). Acesse o link: https://bd.tjdft.jus.br/jspui/handle/tjdft/54401
Fonte: TJDFT