Servidora do TJDFT publica artigo sobre Dia de Mobilização pela Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida

Servidora do TJDFT publica artigo sobre Dia de Mobilização pela Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida

Servidora do TJDFT publica artigo sobre Dia de Mobilização pela Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida

por ACS — publicado 2022-04-06T12:52:00-03:00

Foi disponibilizado no site do TJDFT novo artigo, de autoria da servidora Marcella Bittencourt, Coordenadora do Programa de Qualidade de Vida da Casa – Pró-Vida. O artigo trata do “Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”,  celebrado no dia 6 de abril, data que remete à importância de se promover uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis. No texto, a autora fala sobre saúde, a busca pela qualidade de vida e sobre as ações implementadas pelo TJDFT para o alcance deste objetivo.

Os conceitos de saúde e qualidade de vida são controversos e passaram por mudanças ao longo do tempo. Saúde, por exemplo, hoje leva em conta “outras dimensões do ser humano, como espiritual, social, ocupacional” e a qualidade de vida, apesar da subjetividade do tema, considera que “boas condições de trabalho e de lazer, boas relações interpessoais, segurança, acesso a condições básicas de saúde, educação, mobilidade e outros são considerados fundamentais” entre seus elementos básicos, de acordo com a autora.

A autora lembra ainda que, devido à pandemia, padrões de dieta e atividade física foram modificados e “hábitos pouco saudáveis” passaram a estar “enraizados no dia a dia das pessoas que estão imersas num ambiente que sabota a qualidade de vida”, afirma.

Neste contexto, e para promover o desenvolvimento sustentável e vida digna a todos, a Organização das Nações Unidas – ONU desenvolveu a Agenda 2030 que, entre outros objetivos, busca reduzir o índice de doenças crônicas não transmissíveis, problema de saúde que corresponde a cerca de 70% das causas de mortes no Brasil.

“As macroações em nível governamental são essenciais para o alcance do objetivo de tornar saúde e qualidade de vida acessíveis a toda a população, porém, não menos importantes são as ações em níveis localizados ou até mesmo as ações individuais”, afirma a autora. No TJDFT, “as iniciativas para promover saúde e qualidade de vida vêm crescendo e sendo inclusive consideradas pontos estratégicos para o alcance de resultados”, amplificadas por programas como o Programa de Qualidade de Vida – Pró-Vida, que desde 2012 contribui para a saúde de magistrados, magistradas, servidores e servidoras da Casa. Para a autora, “as pessoas se tornam mais engajadas, trabalham e produzem melhor quando têm melhor qualidade de vida”, conclui.

A íntegra do texto você encontra no link “Artigos”, disponível na página principal do TJDFT na internet, no qual são divulgados periodicamente assuntos importantes para a Justiça local por meio de porta-vozes da Casa e pessoas relevantes do meio jurídico.

Conheça o Programa de Qualidade de Vida – Pró-Vida.

A autora

Marcella Monteiro Bittencourt é servidora do TJDFT há mais de 25 anos, atuando na área de saúde e qualidade de vida. Formada em odontologia, pós-graduada em Dentística pela USP Bauru. Coordenadora do Programa de Qualidade de Vida do TJDFT desde sua regulamentação em 2012. Realizou aperfeiçoamento em Qualidade de Vida (CEDEP – Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional e Fundação Getúlio Vargas), participou de workshop sobre Gestão da Promoção de Saúde e Qualidade de Vida. Hoje é Coordenadora de Planejamento e Promoção de Saúde, Unidade subordinada à Secretaria de Saúde do TJDFT.

Fonte: TJDFT