Semana do Meio Ambiente: TJDFT reduz gastos de papel com ações de sustentabilidade
Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, 5/6, o TJDFT destaca alguns itens monitorados pelo Plano de Logística Sustentável do órgão, cujos consumos e gastos foram reduzidos e, consequentemente, o impacto no meio ambiente. O consumo de papel em 2021, por exemplo, foi de apenas 16.614 resmas, ou seja, uma redução de 59% com relação a 2019 (41.084). Quando considerado o ano de início do monitoramento (2015), a redução foi 78%, uma vez que o consumo registrado no referido ano foi de 75.621 resmas.
Os resultados positivos são reflexo dos avanços tecnológicos, no âmbito do TJDFT nos últimos anos, que alavancaram a eficiência, a transparência, a segurança e a agilidade na tramitação dos processos e reduziram os impactos do Tribunal no meio ambiente, reforçando os valores de sustentabilidade do órgão e o compromisso com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as boas práticas adotadas pelo Tribunal, que têm contribuído para a redução do consumo de papel, destacam-se a tramitação dos processos judiciais e administrativos por meio eletrônico, bem como a adoção do teletrabalho intensivo a partir de 2020, em virtude da pandemia.
O Tribunal conta ainda com a Política de Sustentabilidade, por meio da qual são traçadas as diretrizes de consumos e gastos voltados à real necessidade do órgão, bem como promove campanhas de estímulo ao consumo racional na Casa. Além disso, dispõe da ferramenta “Materiômetro”, que monitora os dados de consumo por unidade, e do almoxarifado virtual, modelo inovador adotado pelo órgão que trouxe economias de logística de distribuição de materiais de consumo.
Assim, o TJDFT segue cumprindo sua missão institucional e buscando o equilíbrio entre a ampliação do acesso à Justiça e o atendimento de qualidade às demandas da população
Acesse o painel de dados do Plano de Logística Sustentável do TJDFT.
Fonte: TJDFT