Segurança Virtual: TJDFT realiza webinar e lança cartilha com alertas contra crimes digitais
O TJDFT realizou, na tarde desta quinta-feira, 6/5, o webinar “Segurança Virtual – Você sabe como evitar golpes no mundo virtual?”. Promovido pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT e transmitido pelo canal oficial do Tribunal no Youtube, o webinar abordou os principais tipos de fraudes e golpes da atualidade que envolvem meios cibernéticos e engenharia social. Para assistir clique aqui.
Na abertura do evento, o Desembargador Jesuíno Aparecido Rissato, diretor do Gabinete de Segurança Institucional – GSI/TJDFT, apresentou ao público a cartilha “Segurança Virtual”, produzida pelo TJDFT em parceria com a Polícia Civil do DF. O magistrado ressaltou que o assunto está na ordem do dia, especialmente nesta época de pandemia, quando o uso dos meios digitais ganhou uma importância enorme e os crimes cibernéticos acabam alcançando milhares de pessoas.
Por sua vez, o juiz assistente da Presidência e vice-presidente do GSI/TJDFT, Márcio Evangelista Ferreira da Silva, lembrou que a segurança tecnológica – que já era um ponto ao qual o TJDFT dispensava grande atenção, citando a política de segurança da casa e a capacitação de magistrados e servidores para o uso de tecnologias – tornou-se ainda mais relevante com a adoção do teletrabalho extraordinário.
A delegada da Polícia Civil do DF Letízia Fernandes de Lourenço, atualmente à frente da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), explicou o trabalho investigativo realizado pela DRCC quanto a esse tipo de delito e passou a palavra ao palestrante Ricardo Magno Teixeira Fonseca que abordou tipos de crimes realizados em ambiente virtual e a importância da informação, configuração e atenção para nos protegermos contra os golpes.
Após a apresentação, o palestrante respondeu perguntas formuladas pelos participantes, contando com a mediação do Secretário de Segurança e Inteligência do TJDFT, Leonilson Oliveira.
CARTILHA
A cartilha sobre Segurança Virtual produzida pelo TJDFT em parceria com a PCDF traz uma série de dicas e orientações práticas, com ações preventivas e medidas a serem adotadas, caso você seja vítima de um golpe virtual.
Whatsapp, Facebook, Instagram, Pix, falso boleto. As modalidades de ilícitos usando esses e outros canais são muitas e renovam-se a cada dia. Você se sente seguro transitando no mundo virtual? Adota as medidas protetivas necessárias? Já caiu ou conhece alguém que caiu em um golpe? Então, acesse a Cartilha Segurança Virtual e aprenda como se proteger melhor!
Fonte: TJDFT