Secretária da Ouvidoria do TJDFT realiza palestra para Rede de Ouvidorias do Ministério Público

Secretária da Ouvidoria do TJDFT realiza palestra para Rede de Ouvidorias do Ministério Público

Secretária da Ouvidoria do TJDFT realiza palestra para Rede de Ouvidorias do Ministério Público

por RS — publicado 2024-02-27T17:30:00-03:00

Audiodescrição: Foto de evento sobre ouvidoria no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na imagem, autoridades estão sentadas em mesa de honra do evento, em ambiente bem iluminado. Ao fundo, logo tipo do CNMP enfeita a parede.Na última segunda-feira, 26/2, a Secretária da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Marília Barbosa de Barcelos, ministrou palestra voltada para membros e servidores das ouvidorias do Ministério Público. O evento, promovido pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público, ocorreu no dia 26/2, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A capacitação, focada no tema “Planejamento e Gestão em Ouvidorias”, marca o início de uma série de iniciativas programadas para este ano, com o objetivo de fortalecer as ouvidorias como instrumentos de cidadania e promover a transparência, a eficiência e a eficácia na gestão pública. Na ocasião, a Secretária da Ouvidoria do TJDFT compartilhou “insights” valiosos sobre como as ouvidorias podem aprimorar suas estratégias de atuação com destaque para a importância de um planejamento efetivo e de gestão qualificada para atender às demandas da sociedade de maneira assertiva e construtiva.

Durante a apresentação, Marília enfatizou a atuação das Ouvidorias do Judiciário e suas três dimensões: funcional, gerencial e política. Com isso, além da necessidade de as ouvidorias se posicionarem como verdadeiros canais de diálogo entre a população e as instituições, também devem ser capazes de não apenas receber reclamações e sugestões, mas promover mudanças significativas nas políticas e práticas institucionais. Na oportunidade, a Secretária abordou temas críticos como a importância da escuta ativa, o tratamento adequado das demandas recebidas e a implementação de ações que reflitam os interesses e necessidades dos cidadãos.

Foto: Sergio Almeida (Secom/CNMP)

Com informações: Ouvidoria-Geral do TJDFT 

Fonte: TJDFT