Relator homologa acordo que encerra disputa por cargo de conselheiro do TCDF

Relator homologa acordo que encerra disputa por cargo de conselheiro do TCDF

Relator homologa acordo que encerra disputa por cargo de conselheiro do TCDF

por BEA — publicado 2022-11-17T18:13:00-03:00

O Conselho Especial do TJDFT, por ato do Desembargador relator, homologou acordo judicial firmado entre a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros dos Tribunais de Contas, o Governo do Distrito Federal (GDF), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que manteve a nomeação e a posse do Conselheiro André Clemente no TCDF e assegurou que a próxima vaga deverá ser preenchida obrigatoriamente por um integrante da categoria de Auditor (Conselheiro Substituto). A decisão é válida se a próxima vaga a surgir seja reservada à categoria de membro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCDF).

O acordo foi celebrado para colocar fim ao mandado de segurança impetrado pela referida associação, que pretendia  anular a nomeação do Conselheiro indicado pelo Governador do DF, que não pertence aos quadros do TCDF, pois a  vaga seria decorrente da aposentadoria do Conselheiro José Roberto de Paiva Martins. Neste caso, poderia ser preenchida por servidor  da carreira de Conselheiro Substituto (Auditor) do TCDF.  

Ao decidir, o Desembargador ressaltou que estavam presentes os requisitos para que o acordo seja valido, bem como que o mesmo não viola as normas constitucionais.   

A decisão é definitiva. As  partes renunciaram ao direito de recursos.  

Acesse o Pje2 e confira o processo: 0737717-04.2021.8.07.0000 

Fonte: TJDFT