Rádio Justiça destaca cursos do TJDFT sobre violência contra as mulheres e crianças e adolescentes

Rádio Justiça destaca cursos do TJDFT sobre violência contra as mulheres e crianças e adolescentes

Rádio Justiça destaca cursos do TJDFT sobre violência contra as mulheres e crianças e adolescentes

por ASP — publicado 2024-02-27T18:32:00-03:00

O Assistente Social do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Marcos Francisco concedeu entrevista à Rádio Justiça sobre os cursos autoinstrucionais do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) sobre violência contra as mulheres e contra crianças e adolescentes, disponíveis gratuitamente para a sociedade na página da Escola de Formação Judiciária. Confira aqui a entrevista.

Na entrevista, o Assistente Social do NJM explicou o funcionamento dos cursos autoinstrucionais, bem como o objetivo e a dinâmica das ações educativas e suas diversas abordagens. “Informação, conhecimento e apoio são as principais armas para combater e prevenir a violência contra meninas e mulheres”, ressaltou Marcos Francisco.

No curso a distância Abordagem Técnica nas Situações de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, os participantes tem a oportunidade de aprender sobre conceito de gênero e sua relação com violência sexual, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Acolhimento e Escuta Especializada, dentre outros assuntos.

Com relação ao curso Violência contra as Mulheres e Lei Maria da Penha – Maria da Penha Vai à Escola, o objetivo é capacitar os participantes para reconhecer os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar; a temática da violência de gênero, sobretudo os direitos trazidos pela Lei Maria da Penha; além de realizar os devidos encaminhamentos para a rede de proteção às mulheres, quando for o caso.

Marcos Francisco comentou ainda que ambas ações educacionais possuem 60 h/a de carga horária e, a partir do momento da inscrição, o participante tem 90 dias corridos para concluir o curso. Disse ainda que os interessados podem realizar a inscrição na página da Escola de Formação Judiciária.

Fonte: TJDFT