Racismo e homofobia são temas de podcast do TJDFT

Racismo e homofobia são temas de podcast do TJDFT

Racismo e homofobia são temas de podcast do TJDFT

por RM — publicado 2021-05-17T11:35:36-03:00

Arte de divulgação do podcast Compreender Direito. A arte possui a parte superior vermelha e inferior branca. No meio há linhas, em formato de ondas, significando as ondas sonoras. Há, também, um desenho de microfone. No lado direito há uma foto do Juiz Fabio Francisco Esteves, do TJDFT, entrevistado do programa.Qual a diferença entre racismo e injúria racial? Por que o Supremo Tribunal Federal passou a considerar a homofobia e a transfobia como crimes de racismo? Estas e outras questões foram debatidas no novo episódio do Compreender Direito, podcast do TJDFT que traz explicações simples e acessíveis sobre os mais diversos conceitos e termos do universo jurídico brasileiro.

O juiz Fabio Francisco Esteves, professor da Escola da Magistratura do Distrito Federal e doutorando em direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, foi o entrevistado do mês, na edição do programa lançada nesta segunda-feira, 17/5, que comemora o Dia Internacional contra a Homofobia.

O magistrado, um dos vencedores do Prêmio Desafio Lideranças Públicas Negras, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, atualmente integra a comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para aperfeiçoar a legislação brasileira sobre racismo. Além de esclarecer importantes conceitos sobre os temas, ele falou sobre o racismo recreativo e sua influência na forma de decidir dos juízes brasileiros. Para ouvir a íntegra do episódio, clique aqui.

O programa “Compreender Direito” é uma produção da Assessoria de Comunicação Social do TJDFT, que vai contar com a valiosa participação de Magistrados, Magistradas, Servidores e Servidoras do Tribunal, que darão explicações simples e objetivas sobre temas do universo jurídico. Você encontra o link para o TJDFT Podcast na parte inferior da página principal do site do Tribunal, ao lado dos ícones das redes sociais. O canal está hospedado nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts.

Ouça, comente e compartilhe!

Fonte: TJDFT