Quem somos? TJDFT divulga Diagnóstico de Equidade e Inclusão da Diversidade
O TJDFT, por meio da Comissão Multidisciplinar de Inclusão (CMI), apresenta o resultado do primeiro Diagnóstico de Equidade e Inclusão da Diversidade do TJDFT. A publicação constitui um estudo inédito e complexo da Justiça local e traz evidências institucionais para a formulação de estratégias e ações da inclusão no âmbito do Tribunal.
O estudo buscou identificar, entre outros aspectos, a representatividade na força de trabalho do órgão sob a ótica da equidade e da diversidade. Segundo o documento, as mulheres são maioria (53,6%) entre os 7.238 servidores(as) do TJDFT. Além disso, ocupam a maioria das funções e cargos de chefia – espaços mais valorizados, que exigem maior qualificação técnica e oferecem melhor remuneração. Entre os 376 magistrados da Casa, as mulheres são 40,2%; entre os 1008 estagiários, 62%; e, no grupo das 277 pessoas com deficiência, elas representam o percentual de 47,3%.
Segundo o diagnóstico, a faixa etária prevalente entre os servidores(as) vai de 30 a 49 anos, com 70,4% das pessoas. No grupo dos magistrados, o maior número (71,8%) concentra-se entre 40 e 59 anos. Quanto à escolarização, a pesquisa mostrou que 67,6% dos servidores e servidoras do TJDFT têm cursos de pós-graduação, qualificação acima daquela requerida para o ingresso nos cargos de Técnico e de Analista Judiciário. No quesito raça, dos respondentes que a declararam, a maioria considera-se branca (25,2% dos magistrados e 26,1% dos servidores), seguida da qualificação de parda (8,8% dos magistrados e 19,3% dos servidores).
O trabalho compõe o Plano de Ação do Programa Pró-Equidade e Diversidade de 2021 e a Política de Integridade do TJDFT. Além disso, apresenta importante alinhamento à Política de Governança de Pessoas, à Política de Sustentabilidade e ao Plano de Logística Sustentável, ao Plano Estratégico do TJDFT e à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. O trabalho encontra amparo e inspiração também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 8 e 10 da Agenda 2030 da ONU, relacionados à Educação de Qualidade, Trabalho Descente e Redução das Desigualdades.
A pesquisa é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica. Os dados foram obtidos por meio da Assessoria de Soluções em Sistemas Administrativos da Secretaria Geral, em novembro/2021.
Fonte: TJDFT