Público da Justiça Infantojuvenil do DF é beneficiado por parceria com universidade

Público da Justiça Infantojuvenil do DF é beneficiado por parceria com universidade

Público da Justiça Infantojuvenil do DF é beneficiado por parceria com universidade

por NC — publicado 2024-03-22T16:26:00-03:00

Supervisora da Rede Solidária em sala de aula da UNIP junto com alunos e professores, de pé na frente de um quadro de giz.Crianças e adolescentes vinculados à Justiça da Infância e da Juventude do Distrito Federal têm tido a oportunidade de receber atendimento psicológico por meio da parceria entre a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), e a Universidade Paulista (UNIP). Este ano, a parceria que vem desde julho de 2022 será ampliada para oferecer psicoterapia familiar, além da individual.  

Os atendimentos são realizados por alunos dos semestres finais do curso de Psicologia do campus de Brasília que cursam o estágio curricular de Psicologia Jurídica e de Psicologia Sistêmica. Este mês, a supervisora substituta da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Marianna Queiroz, realizou visitas e conversas com os alunos para apresentar o programa do TJDFT, falar sobre o perfil dos beneficiários e debater temas ligados à Justiça Infantojuvenil, como adoção, acolhimento e socioeducação. A última conversa aconteceu na noite desta quinta-feira, 21/3, por videoconferência. 

Alunos e professores da UNIP em volta de uma mesa redonda, em reunião on-line com supervisora da Rede Solidária Anjos do Amanhã.Segundo Marianna, foi abordada também com os alunos a interface da Psicologia com a Justiça, bem como realizados alguns estudos de caso, a fim de exemplificar a diversidade dos encaminhamentos feitos pela Justiça Infantojuvenil para atendimento psicológico. Os encontros com os alunos foram acompanhados pelos professores das disciplinas envolvidas e pela coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia da UNIP, professora Débora Ramos. A previsão é de que os alunos comecem a receber os casos encaminhados por meio da parceria em três semanas. A proposta é que cada acompanhamento dure de seis meses a um ano.  

“Essa é uma parceria de sucesso em que todos ganham, pois a experiência para os universitários é grandiosa, e os beneficiários contam com o acolhimento e a disponibilidade de um profissional que, além de motivado e engajado, tem a supervisão de um professor com expertise no tema”, avalia Marianna Queiroz. A supervisora conta que a Rede Solidária Anjos do Amanhã está trabalhando para firmar novas parcerias com a UNIP nas áreas de fisioterapia e biomedicina.  

Voluntariado

A Rede Solidária Anjos do Amanhã faz parte da estrutura da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT. O programa busca atender as necessidades apresentadas por famílias, crianças e adolescentes vinculados à Justiça Infantojuvenil do DF, por meio de voluntários e parcerias com pessoas e instituições, para garantir acesso aos direitos básicos de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e formação profissional.  

Supervisora da Rede Solidária em uma sala durante visita à UNIP, ao lado de alunas e professora, todas de pé.A parceria com a UNIP vem ajudando a responder à alta demanda por atendimento psicológico que chega à Rede Solidária Anjos do Amanhã, beneficiando jovens em conflito com a lei, crianças e adolescentes de instituições de acolhimento, além de seus familiares e cuidadores imediatos. Essa atuação parte do entendimento de que questões relacionadas a esse público-alvo não se limitam à área jurídica, mas envolvem aspectos sociais, culturais, econômicos e emocionais.   

O programa de voluntariado do TJDFT está sempre em busca de novos parceiros – pessoa física ou jurídica – dispostos a ajudar o público da Justiça da Infância e da Juventude em diversas áreas. Veja como você, sua empresa ou instituição também pode ajudar e fazer parte dessa rede de apoio a crianças e adolescentes vulneráveis do DF para garantir seus direitos e seu desenvolvimento saudável.  

Fonte: TJDFT