Projeto Vozes da Paz do TJDFT inicia curso de mediação comunitária para escolas públicas do DF
Nessa terça-feira, 11/4, o Programa Justiça Comunitária (PJC), coordenado pelas Juízas Gláucia Foley e Caroline Lima, deu início à ação de formação “Vozes da Paz: Mediação Comunitária aplicada ao contexto escolar”, em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE).
A ação faz parte do “Vozes da Paz”, braço da Justiça Comunitária que desenvolve ações de mediação comunitária e facilitação de diálogos circulares nas escolas da rede pública do DF desde 2013. O objetivo é capacitar profissionais da educação para que possam desenvolver a cultura da paz e da mediação de conflitos no ambiente escolar, visando a redução da violência.
O curso será ministrado pelas servidoras do Programa Justiça Comunitária Thais Andreozzi e Paula Gonçalves. Os temas “Perspectiva comunitária de mediação nas escolas”; “Cultura de violência e paz”; “Boas práticas escolares e articulação de redes”; “Mediação, comunicação não violenta e assembleias escolares”; “Processos circulares” “ Planejamento do círculo na escola” e “Realização de um círculo na escola” serão tratados nas 40 horas/aula da ação educativa, que será oferecida em uma turma on-line, às terças-feiras das 14 às 17h, para os 55 inscritos (profissionais da Secretaria de Educação do DF e pessoas da comunidade).
Vozes da Paz
Idealizado em 2012, o Vozes da Paz tem como principal objetivo promover ações voltadas para a cultura de paz por meio de ferramentas de diálogo e gestão democrática dos conflitos. O Projeto realiza atividades que buscam envolver todos os segmentos do universo escolar, alunos, professores, diretores, funcionários e pais de alunos, para que, juntos, encontrem alternativas para solucionar os conflitos que emergem naquela comunidade, bem como no interior ou arredores do estabelecimento educacional.
O projeto Vozes da Paz acredita que é possível multiplicar vozes pela cultura da paz na comunidade escolar e além dela, trabalhando para que os alunos possam descobrir a diversidade de alternativas que existem para a resolução de seus conflitos por meio do diálogo, do respeito e da cooperação.
Programa Justiça Comunitária
O Programa Justiça Comunitária (PJC) do TJDFT é coordenado pelas Juízas Gláucia Foley e Caroline Lima e tem mais de 22 anos de atuação. Criado em 2000 como uma iniciativa pioneira do TJDFT, o PJC contribui para a democratização do acesso à Justiça, por meio de métodos alternativos de solução de conflitos e de estratégias de emancipação comunitária.
Em 2005, o PJC foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare, na categoria Tribunal de Justiça, e desde então tem sido apontado como referência nacional pelo Ministério da Justiça. Atualmente, o programa atua em três regiões administrativas do DF: Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.
Fonte: TJDFT