Programa “História Oral” do TJDFT entrevista o Desembargador Álvaro Ciarlini

Programa “História Oral” do TJDFT entrevista o Desembargador Álvaro Ciarlini

Programa “História Oral” do TJDFT entrevista o Desembargador Álvaro Ciarlini

por RS — publicado 2024-10-16T15:45:00-03:00

Audiodescrição: a foto mostra duas pessoas sentadas em cadeiras de estilo clássico, com encostos de madeira e estofamento verde. Ambas estão de terno e gravata. O homem à esquerda veste terno preto com gravata vermelha, e o da direita veste terno cinza com gravata azul. Eles estão em uma pequena plataforma branca, em frente a uma cômoda de madeira com alguns objetos decorativos sobre ela. Acima da cômoda, há um quadro colorido e abstrato. O ambiente parece ser uma galeria ou museu, com iluminação direcionada e obras de arte nas paredes ao fundo.Na tarde dessa terça-feira, 15/10, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, entrevistou o Desembargador do TJDFT, Álvaro Ciarlini, em mais um episódio do Programa “História Oral”. A conversa ocorreu no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte e será disponibilizada, em breve, no canal do TJDFT no YouTube.

“Eu acho que o nosso Tribunal passou muito tempo fazendo plantios bem-sucedidos, e hoje nós estamos em época de colheita, época de alegria e de festa. Não podemos nos esquecer de continuar com o plantio nos próximos anos”, declarou o Desembargador. Na entrevista, o magistrado falou sobre família, vida acadêmica e profissional e da influência do pai na escolha da carreira profissional. O Desembargador relembrou a época em que serviu as forças armadas até a escolha pela carreira jurídica e a sua posse como Juiz de Direito Substituto do TJDFT, em 15 de abril de 1994.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o magistrado formou-se em Direito em 1987. Em 2001, obteve o título de Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e, desde 2008, é Doutor em Direito, Estado e Constituição pela mesma instituição. O Desembargador ocupou o cargo de Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 2008 e 2009, bem como os cargos de Juiz Assistente da Presidência e da Corregedoria do TJDFT. Também foi Diretor do Fórum das Varas da Fazenda Pública e do Fórum de Planaltina. O magistrado é casado com a Juíza Léa Martins Ciarlini, da Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto.

Audiodescrição:  A foto mostra um grupo de oito pessoas posando para a câmera em pé. Todos estão vestidos formalmente, com ternos e vestidos escuros. Ao centro, estão dois homens de terno, um com gravata vermelha e outro com gravata azul. Ao redor deles, há outros homens e mulheres, também de terno ou vestidos sóbrios. O fundo possui  uma obra de arte colorida e abstrata na parede, e parece ser em um ambiente de galeria ou museu, com iluminação direcionada e detalhes de exposição ao redor.Programa “História Oral” 

O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história da Casa desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.    

O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.   

Estiveram presentes nos bastidores da gravação o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Luis Martius Junior, a Secretária de Gestão da Informação e do Conhecimento, Gabriela de Angelis de Souza Penaloza Mendes, o assessor da 1ª Vice-Presidência do TJDFT Jovaldo dos Santos, o gestor substituto do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI), Guilherme Guth de Paiva, e outros servidores do TJDFT.

Acesse a página do Programa “História Oral” e saiba mais sobre a história da Justiça do DF 

Fonte: TJDFT