Programa de Voluntariado do TJDFT completa 18 anos de existência
A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social e de voluntariado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TDFT), completou 18 anos de existência nesse domingo, 22/9. Desde 2006, o programa dedica-se a articular as demandas apresentadas por crianças, adolescentes e famílias atendidas pela Justiça da Infância e da Juventude do DF com os recursos, competências e habilidades disponibilizados por pessoas físicas e jurídicas voluntárias.
Para o supervisor do programa de voluntariado, Márcio Alves, as principais conquistas ao longo desses 18 anos são, além da consolidação das ações sociais voluntárias, o reconhecimento, a valorização, o apoio e a especial atenção do Judiciário e de toda a sociedade à iniciativa. “Presenciei inúmeros momentos marcantes nas ações da Rede Solidária, em causas que pareciam impossíveis diante dos recursos que eram disponíveis, mas que foram plenamente satisfeitas com base em boa vontade, amor ao próximo, empatia e muito, mas muito altruísmo dos voluntários”, lembra Márcio Alves.
Entre os momentos marcantes, a Rede Solidária coordenou a Campanha Comunidade Solidária, que aconteceu no início da Pandemia da Covid-19. “Era uma causa enorme, um público-alvo muito maior do que o que imaginávamos conseguir atingir, mas que teve resultados impressionantes com o engajamento de parceiros no DF e Entorno trabalhando unidos em rede para o suporte aos mais necessitados em meio à crise”, conta o supervisor.
Os planos para o futuro do Anjos do Manhã envolvem a manutenção das atividades já consolidadas e a expansão das ações com a captação de outras grandes parcerias. Além disso, o objetivo é manter a qualidade e efetividade das medidas numa perspectiva de futuro digno dos beneficiários.
Conheça o Anjos do Amanhã
Por entender que as questões relacionadas a esse público-alvo e os direitos infantojuvenis não se limitam ao âmbito jurídico, mas envolvem aspectos sociais, culturais, econômicos e/ou emocionais, o programa é estruturado em eixos de atuação. Ao se cadastrar na rede, o voluntário será destinado a um dos eixos: saúde física e mental, educação, capacitação e profissionalização, cultura, esporte, lazer.
Entre os recursos oferecidos pelo Anjos do Amanhã por meio do voluntariado estão atendimentos em diferentes especialidades médicas, acompanhamento psicopedagógico e reforço escolar, programas de mentoria, cursos técnicos e ajuda na inserção no mercado de trabalho, por meio de programas de estágio, programa Menor Aprendiz e vagas de emprego. Também são intermediadas ofertas de aulas em diferentes modalidades esportivas e artísticas, doações de itens diversos em condições de uso.
Você pode ajudar a rede por meio de doações materiais ou de serviços. Para fazer uma doação, entre em contato pelos telefones (61) 3103-3259 / 3103-3382 e 3103-3285 (das 12h às 19h) ou pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br. Para ajudar com uma competência e habilidade, torne-se um voluntário na modalidade Serviços, seja como pessoa física ou pessoa jurídica. O Anjos do Amanhã oferece Declaração de Participação por Serviço Voluntário, efetivamente prestado.
Para saber mais sobre a Rede Solidária Anjos do Amanhã e como ajudar crianças e adolescentes vinculados à Justiça da Infância e da Juventude do DF em qualquer época do ano, visite a página do programa.
Fonte: TJDFT