Presidente do TJDFT prestigia posse de novos promotores de Justiça do MPDFT
O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, compôs, nessa segunda-feira, 22/8, a mesa de honra da solenidade de posse de onze novos Promotores de Justiça adjuntos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em cerimônia que aconteceu no edifício sede da instituição. Os novos integrantes foram aprovados no 32º concurso público do MPDFT, realizado entre julho de 2021 e fevereiro deste ano.
Durante a solenidade, a Procuradora-Geral de Justiça, Fabiana Costa, destacou a responsabilidade que os novos membros assumirão como defensores dos direitos da sociedade. “O Promotor de Justiça precisa ser o contato direto entre o Ministério Público e os cidadãos na defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais”, disse.
Segundo ela, “sob os cuidados do MPDFT, há uma população de mais de 3 milhões de pessoas e, se contabilizarmos o entorno, são 5 milhões, sendo que a maioria segue carente da proteção dos seus direitos e da prestação de serviços essenciais, assegurados pela Constituição Federal”.
Além do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, a mesa da solenidade contou com a presença também da Vice-Procuradora de Justiça, Selma Sauerbronn; da Vice-Procuradora da República, Lindora Araújo; do Corregedor nacional do Ministério Público, Conselheiro Oswaldo D’Albuquerque; do Conselheiro nacional do Ministério Público, Moacyr Rey Filho; do Procurador de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; do Corregedor-Geral do Ministério Público do Trabalho, Jeferson Luiz Coelho; do Corregedor-geral do MPDFT, José Valdenor Queiroz; e do Presidente da Associação do MPDFT, Trajano Souza de Melo.
Sobre o Concurso
As provas objetivas do 32º Concurso para ingresso na carreira de Promotor de Justiça aconteceram no dia 4 de julho do ano passado. A prova discursiva foi realizada em 10 de setembro de 2021 e, em 22 de fevereiro, foi realizada a última etapa da seleção, composta por uma prova oral. De um total de 11.300 candidatos, foram aprovados 44. Nesta primeira etapa, foram convocados apenas 11 para tomar posse.
Fotos: Ed Ferreira/Ascom/MPDFT
Fonte: TJDFT