Presidente do TJDFT prestigia posse de Ministro Bruno Dantas no TCU
O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 14/12, a posse do Ministro Bruno Dantas como novo Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na mesma solenidade, que aconteceu na sede do Tribunal, em Brasília, o Ministro Vital do Rêgo também foi empossado Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal.
Um dos ministros mais jovens a ingressar no TCU, Bruno Dantas traz uma visão moderna e alinhada às práticas internacionais. Em seu discurso, destacou que a sua carreira na área pública começou como servidor concursado do TJDFT e disse que é preciso refletir sobre a situação social do país. “Diante dos desafios postos, conclamo esta casa para declarar como prioridade na agenda o exercício de nossas competências institucionais para acompanhar e alavancar as políticas públicas destinadas à redução de desigualdades sociais e econômicas. Precisamos revisitar periodicamente os resultados das políticas que adotamos e compará-las com as alternativas possíveis em busca de eficiência, para fazer mais com menos”, ressaltou.
O Presidente Cruz Macedo destacou que Bruno Dantas tem uma carreira espetacular e sempre faz referência por ter iniciado sua carreira pública no TJDFT. “Para nós, é uma satisfação muito grande vê-lo dirigindo a Corte do Tribunal de Contas da União. Temos certeza de que vai fazer uma administração aberta, com a ideia de colaboração, como ele disse em seu discurso, que estará sempre acompanhando todos os órgãos e colocando o Tribunal para, de forma preventiva, acompanhar os atos da Administração”, afirmou o magistrado.
Participaram do evento diversas autoridades, entre elas o Presidente da República e o Vice-Presidente eleitos da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente. O magistrado do TJDFT estava acompanhado de sua esposa, Mônica Macedo.
Sobre o Ministro
Com uma trajetória sólida no serviço público, o novo Presidente do TCU é natural de Salvador e chegou em Brasília aos 19 anos. Foi na Capital Federal que concluiu a graduação em Direito e iniciou sua carreira na área pública. Foi servidor concursado do TJDFT e Consultor Legislativo do Senado Federal por 11 anos. É considerado um dos mais influentes processualistas do Brasil, com pós-doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e inúmeros livros publicados. Desde 2014 integra o quadro de ministros do TCU e tem conduzido importantes fiscalizações.
*Com informações do TCU
Fonte: TJDFT