Presidente do TJDFT participa de diplomação  de policiais judiciais em curso da PMDF

Presidente do TJDFT participa de diplomação de policiais judiciais em curso da PMDF

Presidente do TJDFT participa de diplomação de policiais judiciais em curso da PMDF

por RS — publicado 2023-04-10T19:45:00-03:00

Foto da mesa onde aparece o Presidente do TJDFT na diplomação dos agentes da Polícia JudicialNesta segunda-feira, 10/4, ocorreu a cerimônia de diplomação  de 30 agentes da Polícia Judicial do TJDFT formados no Curso de Instrução Prática e Teórica, ministrado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O evento ocorreu no Auditório Sepúlveda Pertence e contou com a presença do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, do Corregedor da Justiça do DF, Desembargador J. J. Costa Carvalho, do Chefe do Estado Maior da PMDF, Coronel Angelis, e do Juiz Auxiliar da Presidência Luis Martius Júnior.

A respeito da importância da capacitação dos agentes, o Presidente do TJDFT destacou que “nossos policiais judiciais passam a reunir mais elementos para continuar a contribuir com a segurança do nosso Tribunal, que é um Tribunal muito reconhecido em todo o País (…). Temos recebido muitos prêmios do CNJ em reconhecimento da excelência de nossa prestação jurisdicional e a participação dos agentes, policiais judiciais, é parte dessa excelência”.

O Chefe do Estado Maior da PMDF disse que vê com bons olhos o amadurecimento das polícias. “Nós, Polícia Militar  do Distrito Federal estaremos sempre à disposição dos órgãos, para compartilhar conhecimentos, compartilhar experiências e, sobretudo, para ver esses agentes cada vez mais amadurecidos”, declarou o Coronel Angelis ao representar o Comandante-Geral da PMDF, Coronel  Klepter Rosa Gonçalves.

Durante o evento, foi transmitido um  vídeo sobre a rotina dos agentes no curso. O agente de polícia judicial Daniel Carvalho  mencionou que “esse curso vai ser muito importante para capacitar os agentes da policial judicial a prevenir eventos adversos, proteger seus ativos, proteger as instalações, proteger os magistrados e servidores e os jurisdicionados que circulam todos os dias. Então, é mais uma ação visando a capacitação e o aprimoramento da polícia, para tornar o serviço cada vez melhor (…)”.

Foto da turma dos agentes da Polícia Judicial com o Presidente do TJDFT  O Presidente do TJDFT e o Chefe do Estado Maior fizeram a entrega dos certificados aos formandos. Em seguida, os instrutores do curso receberam uma homenagem do  TJDFT pelas mãos do Desembargador Cruz Macedo  e do Corregedor da Justiça do DF.

Por fim, o agente Naor Gorga Lima  discursou em nome dos formandos. Em sua fala, agradeceu ao Presidente do TJDFT por ter compreendido a necessidade de capacitação dos servidores policiais e enalteceu o trabalho desempenhado pela PMDF, especialmente pelo Batalhão de Choque. Ele concluiu  desejando que “esta iniciativa de sucesso estimule novos empreendimentos, visando, cada vez mais, o nosso aperfeiçoamento com o estabelecimento de novos objetivos e metas efetivas de melhoria, o que certamente nos conduzirá à excelência de nossa instituição”.

Com carga horária de 40 horas/aula,  o curso operacional contou com as disciplinas de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Policiamento Ostensivo de Controle de Multidões, Uso Diferenciado da Força, Máscara Contra Gases, Mentalidade de Combate e Prática com Armas Portáteis. 

Participaram também da cerimônia o Comandante do Batalhão de Choque da PMDF, Major Calebe Teixeira das Nevez, o Comandante do Policiamento de Missões Especiais Coronel Escobar, entre outras autoridades da PMDF.

Visita às instalações 

Foto do Presidente do TJDFT com viatura doadaApós a cerimônia de certificação dos agentes, o Presidente do TJDFT visitou as instalações de responsabilidade da polícia judicial. O Desembargador Cruz Macedo esteve na carceragem, onde ficam custodiados os presos antes da audiência, e o pátio, onde estavam estacionadas as seis novas viaturas recém adquiridas pelo Tribunal.

As novas viaturas contam com compartimento fechado no porta-malas, útil para o transporte dos presos. Sobre a nova aquisição, o Secretário de Segurança e Inteligência do TJDFT, Leonilson Oliveira, pontuou que as viaturas “vêm para contribuir em nosso aparato próprio, tanto para realizar o policiamento ostensivo nas imediações das circunscrições, quanto para o transporte de presos.”

Por fim, o Presidente foi ao Centro de Apoio Policial (Ceapol), onde está instalada a central do policiamento do Tribunal, responsável por monitorar as pessoas e as instalações do prédio e por outros serviços de inteligência, por meio da troca de informações com outros órgãos de segurança.

Fonte: TJDFT