Presidente do TJDFT entrega Ordem do Mérito Judiciário do DF a Conselheira do CNJ e advogado
O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, homenageou, nesta quarta-feira, 17/4, a Juíza e Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil, com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (OMJDFT), no Grau Grão-Colar. A honraria é concedida a pessoas pelos serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A cerimônia foi prestigiada por autoridades do Judiciário, Executivo, Legislativo e da advocacia.
“Estamos homenageando uma mulher de ação, a vida se faz com ação. E Renata Gil é uma mulher que está sempre atuando, com coragem, destemida, mas sempre acolhendo as pessoas. Como bem tem dito o Ministro Barroso, nós temos que dar atenção ao jurisdicionado e, embora tenhamos milhões de processos, as pessoas físicas aparecem pouquíssimas vezes no Poder Judiciário e a forma como são tratadas vai determinar a imagem que fazem de nós. E a Renata dá esse exemplo”, ressaltou o Presidente do TJDFT, durante cerimônia, realizada no Gabinete da Presidência do Tribunal, em Brasília/DF.
A magistrada do Rio de Janeiro, que foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entre 2020 e 2022, afirmou que foi muito bem acolhida pela Corte do DF, que a recebeu de portas abertas, ocasião em que destacou a liderança da Juíza de Direito de Turma Recursal do TJDFT Maria Isabel da Silva, por quem tem profunda admiração. “Acima de tudo, na minha história, eu acredito no ser humano, eu acredito nas pessoas, eu acredito no olhar no olho. Acredito que vocês são agentes transformadores. […] Nós que estamos aqui somos muito empoderados, a gente ocupa funções muito relevantes no Brasil, que a gente consiga deixar marcas relevantes em nossas instituições”. Renata Gil emocionada lembrou, ainda, que seu pai sempre dizia “não importa riqueza, não importa poder, a gente na vida só tem que preservar uma coisa, o nosso nome, e isso para mim é uma lição. Eu tento caminhar com meu nome, com a minha história e com a minha independência.”
Na ocasião, a Vice-Governadora do DF, Celina Leão, representando o Governador Ibaneis Rocha, afirmou que o mais bonito da vida é se conectar com pessoas que te impactam de forma positiva e mencionou a generosidade e o amor como grandes características da amiga. “Talvez a Renata seja uma das maiores mulheres que eu tive a oportunidade de conhecer na minha vida”, ressaltou.
Também prestigiaram a cerimônia: Desembargador Roberval Belinati, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); General Tomás Ribeiro Paiva, Comandante-Geral do Exército; Daiane Nogueira Lira, Conselheira do CNJ; Jayme Martins, Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Engels Muniz, Conselheiro do CNMP; Frederico Mendes Junior, Presidente da AMB; Juliane Marques, Vice-Presidente da AMB; Vanessa Matheus, Coordenadora de Justiça Estadual da AMB; Juiz Carlos Alberto Martins Filho, Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF); Luis Martius Junior e Caio Brucoli, Juízes Auxiliares da Presidência do TJDFT; Juíza Eunice Haddad, Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; José Hercy Ponte de Alencar, Presidente da Associação Cearense de Magistrados; Marcelo Oliveira, Presidente da Associação de Juízes de Roraima; Sérgio Colastro, Presidente da Associação de Juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; Luciana Lopes Rocha, Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ e Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT; advogada Camila Lopes, Conselheira da OAB/DF, representando o Presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, Délio Lins e Silva Júnior; Juiz Thiago Massad, Presidente da Associação Paulista de Magistrados; Maria Claudia Bucchianeri, advogada e ex-Ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Deputada Federal Margarete Coelho; entre outros advogados e juristas.
Fotos: George Gianni / VGDF
Advogado homenageado
Após a homenagem à Conselheira do CNJ, o Presidente do TJDFT entregou ao advogado José Faiad de Moura, em seu gabinete, a medalha distinção da OMJDFT. O nome do advogado foi indicado pelo Desembargador do Tribunal Leonardo Bessa para receber a honraria.
“O relacionamento que temos com a OAB e com o Ministério Público me permitiu fazer uma administração com muita cooperação com as instituições. Hoje nós não podemos pensar só em julgar. Já foi o tempo em que o Juiz pensava só em julgar. Hoje, ele precisa pensar em administrar, gerir, evitar processos, encontrar formas alternativas de solução de conflitos, o que só é possível com a colaboração de outras instituições”, disse o Presidente do TJDFT.
Também participaram da entrega da medalha o Desembargador do TJDFT Héctor Valverde e os Juízes Auxiliares da Presidência do Tribunal, Luis Martius Junior e Caio Brucoli.
Foto: TJDFT
Fonte: TJDFT