Presidente do TJDFT entrega medalha a Desembargador e servidor por 50 anos de serviço público
Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 16/4, o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo, realizou a entrega da Medalha-Prêmio pelos 50 anos de serviço público ao Desembargador Angelo Passareli, 1º Vice-Presidente desta Corte, e ao servidor Eustáquio Ferreira Coutinho. A homenagem foi feita na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, localizada no Palácio da Justiça.
A honraria foi instituída pelo Decreto 51.061/1961 como o reconhecimento do País aos que se distinguem em seus serviços, sem falta grave; bem como pelo exemplo de devotamento ao serviço público. A medalha é preparada pela Casa da Moeda e submetida à aprovação do Presidente da República.
“Sou agraciado por poder entregar essas medalhas hoje. 50 anos é uma história de vida de um servidor público e magistrado exemplar, que passou por diversos órgãos do país, antes de tomar posse em 16 de junho de 1989 neste TJDFT e ser designado para 6ª Vara Criminal de Brasília. Um magistrado muito cuidadoso com os processos e firme em suas decisões”, registrou o Presidente Cruz Macedo, sobre o Desembargador Passareli.
O Presidente parabenizou, também, o servidor Eustáquio, que chegou ao Tribunal em 1973. “Nós ficamos insistindo muito em fazer essa entrega, porque ela é muito marcante para a vida dos senhores e, no que remete à magistratura, temos a graça de contar ainda com o Desembargador Angelo Passareli em atividade”, finalizou.
Para o Decano da Corte, Desembargador Getúlio de Oliveira, “essas medalhas não significam apenas seu valor material, mas pelo seu conteúdo e pelo simbolismo que representam, para os senhores, seus familiares, para suas memórias e para toda a nação brasileira”.
O Desembargador Jair Soares lembrou que prestou as provas de concurso público para Promotor e Juiz substituto do DF ao lado do Desembargador Angelo Passareli. Dividem juntos mais de 35 anos de magistratura e, assim, cumprimentou o 1º Vice-Presidente pela merecida homenagem: “Esta é uma honraria reservada a poucos. Sinto-me muito feliz de tê-lo como colega e amigo. É uma alegria participar dessa homenagem ao servidor Eustáquio e ao Desembargador Ângelo”.
O Desembargador Renato Scussel, que trabalhou com o servidor Eustáquio Coutinho, registrou que o homenageado é o primeiro servidor a receber a medalha. “Feliz do homem que é reconhecido pela sua comunidade e pelo seu ambiente de trabalho. Mais feliz ainda é aquele que é seu amigo”, disse.
Ainda sobre o Desembargador Passareli, o 2º Vice-Presidente da Casa, Desembargador Sérgio Rocha, afirmou que “foi uma honra ombrear esse biênio de gestão de muita produção e harmonia entre nós. Ver o brilhantismo de sua atuação, inteligência e proatividade, bem como a maneira como conduziu o trabalho na 1ª Vice-Presidência”.
Após os cumprimentos dos colegas, o Desembargador Angelo Passareli comentou o simbolismo que a medalha representa. “Me sinto muito feliz sabendo que eu consegui cumprir esses cinquenta anos de trabalho, tendo sido lotado primeiramente no território onde hoje é o Tocantins. Os meus melhores anos profissionais foram nesse TJDFT, aqui houve um equilíbrio emocional, uma possibilidade de criar alguma coisa, atender a alguns – pois nunca conseguimos atender a todos – e tentar fazer o melhor possível”, declarou. O magistrado agradeceu e parabenizou o servidor Eustáquio Coutinho, agradeceu, ainda, aos colegas juristas, à equipe da 1ª Vice-Presidência e do gabinete jurisdicional e à companheira que o prestigiava na plateia.
O servidor Eustáquio Coutinho celebrou o trabalho de cinco décadas de dedicação ao serviço público. “Quem trabalha na Vara da Infância tem que ter aptidão para trabalhar ali, porque não se tem horário. Trabalha-se até mais tarde quando necessário. Por isso, é importante o servidor ser dedicado, tratar as pessoas com carinho. Minha maior alegria quando vim trabalhar no Tribunal foi saber o quanto os servidores são educados, carinhosos e competentes com as pessoas mais simples e os demais”, lembrou. “Sou muito grato à Vara da Infância e da Juventude. São muitas conquistas que tivemos e me enche de orgulho saber que fizemos um bom trabalho”.
Confira mais imagens da cerimônia.
Fotos: Felipe Costa
Fonte: TJDFT